China anuncia medidas para banir ‘ídolos e artistas afeminados’ da televisão "Se deve dar mais ênfase à cultura tradicional chinesa"

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
China
© Anime

O principal regulador da mídia na China anunciou um boicote ao que chama de ‘ídolos maricas (sissy idols)’, (a tradução é essa mesma apesar de ser um termo antiquado no Brasil), entre outras novas diretrizes, como parte de uma ‘limpeza’ da indústria do entretenimento. As autoridades têm criticado cada vez mais a tendência que alguns chamam de ‘homens maricas’, que inclui ídolos pop que usam maquiagem ou que não se enquadram nos estereótipos masculinos que prevalecem na cultura tradicional chinesa. Alguns na China também veem a popularidade desses ídolos, muitas vezes chamados de ‘carne fresca’, como uma ameaça aos valores sociais tradicionais.

O plano de oito pontos, que exige ‘maior regulamentação dos programas artísticos e de entretenimento e pessoal relacionado‘, foi publicado pela Administração Nacional de Rádio e Televisão em seu site oficial. Na seção ‘boicote o excesso de entretenimento‘, a nota afirma que se deve dar mais ênfase à ‘cultura tradicional chinesa, à cultura da revolução e à cultura socialista‘ e que se estabeleçam um ‘padrão correto de beleza‘, incluindo o boicote à ‘ídolos maricas‘ e celebridades vulgares da Internet.

Ele pediu aos comentaristas que difundam valores mais positivos, bem como às associações de entretenimento na Internet e televisão para oferecer mais treinamento e autodisciplina. Enquanto o documento foi saudado por alguns, que pediram mais ações contra artistas, produtores e streamers, outros acharam alguns dos termos do plano problemáticos. ‘A expressão de gênero de uma pessoa não tem nada a ver com seu talento, caráter e se ela é patriótica ou contribui para a sociedade‘, disse Ah Qiang, trabalhador de uma ONG com sede em Guangzhou que trabalhou muitos anos com minorias sexuais.

Isso é discriminação contra quem tem uma expressão de gênero neutra ou mais feminina, é um conflito entre um padrão retrógrado de beleza e a individualização na sociedade moderna”, continuou. Outros boicotes específicos listados nas diretrizes incluem aqueles de pessoas que infringiram as leis ou cujo comportamento e discurso são contrários à ‘ordem pública e moral’, bem como ‘shows de audição de ídolos‘ e a promoção de ‘cultura de fandom‘ maliciosa; Isso inclui incentivos para gastos extravagantes e um boicote a salários excessivamente altos por trabalhos artísticos, contratos falsos e evasão fiscal. Os filhos das estrelas também não poderão participar de programas de televisão, segundo o documento.

Fonte:Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.