Curiosidade: China compra Clannad e outras franquias populares Vai continuar com as visual novels?

EricPaixao
(Redator)
@EcchiSenshin
Visual Arts/Key
© Visual Arts/Key

O portal japonês Myjitsu compartilhou um artigo discutindo a compra da desenvolvedora e distribuidora de visual novel, Visual Arts/Key, que agora faz parte da gigante chinesa Tencent. Fãs de marcas como “Clannad“, “Kanon“, entre outras produzidas por esta empresa ficam se perguntando o que acontecerá no futuro.

A Visual Arts, mais conhecida por seu desenvolvedor “Key”, anunciou que se tornará uma subsidiária da gigante chinesa de videogames Tencent. Parece que surgiu um grande número de fãs preocupados com o futuro desse popular desenvolvedor e distribuidor de romances visuais bishoujo.

Falando da desenvolvedora “Key”, de propriedade da Visual Arts, eles lançaram romances visuais considerados obras-primas, como “Kanon”, “Air”, “Clannad”, “ Little Busters! “, entre muitos outros. Eles lançaram recentemente o jogo para smartphone “Heaven Burns Red”, que se tornou um sucesso moderado para a empresa.

Visual Arts/Key
© Visual Arts/Key

A Tencent, por outro lado, é uma das maiores empresas de videogames do mundo. A Riot Games, conhecida por “League of Legends” e “Valorant”, agora faz parte da gigante chinesa. De acordo com o anúncio, a Visual Arts se tornará parte da Tencent na forma de uma fusão e aquisição, mas os fãs continuam preocupados com o fato de a empresa poder continuar produzindo os mesmos trabalhos de antes. O presidente Takahiro Baba também foi anunciado para deixar o cargo e uma nova equipe de gerenciamento será formada, e os fãs estão cada vez mais ansiosos para que sua amada Visual Arts mude.

No entanto, como Baba declarou em seu blog no site oficial, a Visual Arts continuará a produzir romances visuais, anime e jogos para smartphones como antes. Sublinhou que a conversão em filial foi uma medida de preparação para a corajosa reforma de Baba e queA Visual Arts continuará a ser Visual Arts”.

No entanto, falando da indústria de jogos bishoujo nos últimos anos, marcas de longa data como “Giga” e a marca de jogos 3D “ILLUSION” cessaram suas atividades uma após a outra. Não há dúvida de que a cultura japonesa de videogame bishoujo, que cresceu nos últimos 20 a 30 anos, está em perigo de declínio.

Uma fonte comentou sobre isso: “Ultimamente, a Visual Arts só fazem jogos para todas as idades. No ano passado, o negócio de jogos para adultos foi transferido para a e-Products Co. Em entrevistas anteriores com Baba, parece que ele há muito sente os limites da indústria de jogos bishoujo como um negócio. O declínio da indústria de jogos bishoujo não é novidade, mas há algumas marcas que têm chamado a atenção.

Entre eles estão “Qruppo”, que este ano lançou uma versão estrangeira de Nukitashi no Steam, e “Yuzusoft”, que por algum motivo é popular entre a geração mais jovem. O próprio gênero de jogos baseados em texto, os chamados “visual novels”, ainda é popular, então a esperança pode não ter sido perdida. Como as artes tradicionais que impulsionaram a cultura otaku no Japão sobreviverão no futuro?

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.