Japão estende estado de emergência para 31 de maio Um possível adeus à temporada de verão?

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Japão
© Shinzo Abe

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe anunciou oficialmente que o Japão está estendendo o estado de emergência em todo o país devido à nova pandemia de coronavírus (COVID-19) até 31 de maio. O estado atual de emergência estava programado para terminar em 6 de maio, no final das férias da Golden Week do Japão.

Tóquio, Osaka e outras 11 prefeituras continuarão sob o mesmo estado de alerta, mas os governos de outras prefeituras trabalharão para equilibrar a prevenção da propagação da doença com a retomada das atividades econômicas.

Mais sobre:

O jornal Nikkei havia informado que o governo estava planejando estender o estado de emergência em todo o país. O relatório observou que a COVID-19 ainda não diminuiu no Japão, e áreas como Tóquio estão lutando para diminuir a propagação da doença.

Até o domingo, o país registrou 15.789 casos do vírus (incluindo 712 casos do navio Diamond Princess), com 549 mortes (incluindo 13 mortes do navio Diamond Princess).

Abe declarou estado de emergência em Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Osaka, Hyogo e Fukuoka de 7 de abril a 6 de maio. O governador de Quioto, Takatoshi Nishiwaki, pediu ao governo japonês em 10 de abril para adicionar Quioto ao estado de emergência. O governador de Aichi, Hideaki Oumura, pediu igualmente ao governo japonês em 16 de abril que acrescentasse sua prefeitura à lista e depois declarou de forma independente um estado de emergência em 17 de abril. Hokkaido havia levantado seu próprio estado de emergência por três semanas em 19 de março, apenas para declarar um segundo estado de emergência em 12 de abril.

O primeiro-ministro anunciou em 16 de abril que o governo nacional estava expandindo o estado de emergência em todo o país até 6 de maio. Conforme exigido pela lei promulgada recentemente que permitia esta declaração, Abe se reuniu com a força-tarefa do governo antes de anunciar formalmente a expansão.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.