Mais sites proíbem ganhar dinheiro com ilustrações feitas por IA Apenas obras feitas parcialmente com ferramentas IA permanecerão nas plataformas

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
IA
©Pixiv

Recentemente, informamos que artistas e ilustradores no Japão iniciaram um protesto contra o desenvolvimento de IAs, que usam suas ilustrações sem permissão como modelos de aprendizado para gerar ilustrações em massa com base nas instruções do usuário. Além disso, agora acontece que essas pessoas publicam essas ilustrações em sites de autofinanciamento, ganhando dinheiro com o mínimo de esforço possível.

Ontem, as grandes plataformas Pixiv FANBOX e FANTIA anunciaram simultaneamente a proibição imediata da publicação de ilustrações alimentadas por IA. Lembremos que esses sites são para artistas compartilharem seus trabalhos com seus seguidores, podendo se inscrever com uma mensalidade que chega até o próprio artista. Evidentemente, aqueles que fazem ilustrações de IA também estavam tirando vantagem disso.

Embora sejam as duas principais plataformas no Japão, ficou claro que não eram as únicas. Mas, aparentemente, mais e mais plataformas estão se unindo para impedir a monetização de conteúdo gerado por IA. Esta manhã, DLsite e Ci-en também anunciaram a proibição de conteúdo gerado dessa forma, para que os usuários não possam mais monetizar por lá.

No DLsite havia começado a tendência não só de compartilhar ilustrações, mas doujinshi (mangá autopublicado) feito inteiramente com IA (o “artista” simplesmente coloca balões de texto) que dominou as vendas. Era definitivamente uma plataforma onde os usuários podiam ganhar muito dinheiro fazendo upload de coisas feitas com IA, mas isso acabou agora.

Muito obrigado por usar o DLsite. Nós da DLsite anunciamos em fevereiro deste ano que estabelecemos alguns critérios para aceitar trabalhos feitos com IA, implementamos um filtro para exibir esses trabalhos e ajustamos a composição dos rankings de vendas. No entanto, devido ao rápido desenvolvimento dessa tecnologia, os termos de uso não conseguiram acompanhar o crescimento, por isso decidimos descontinuar completamente a venda de todos os trabalhos feitos com IA.
Os detalhes desta suspensão temporária são os seguintes: (a) Vamos parar a venda de obras feitas inteiramente com IA, mas continuaremos a venda de obras feitas parcialmente com IA; (b) Trabalhos feitos inteiramente com IA incluem mangá, coleções de ilustrações em CG, vídeos ou material colecionável. No entanto, as novels e games continuarão a ser distribuídos (porque o uso de IA não é o principal atrativo desses produtos).
Pedimos desculpas pelo inconveniente causado por esta suspensão temporária. O DLsite revisará seus termos de uso e políticas e responderá de acordo com onde a tecnologia de IA e sua comunidade se encontrarem no futuro. Muito obrigado pela sua compreensão.

Por outro lado, Ci-en também é um site considerado como ‘Patreon para Artistas’, onde as ilustrações compartilham seus trabalhos e têm a oportunidade de receber doações diretas de seus seguidores. Infelizmente, os usuários também começaram a compartilhar ilustrações com IA nesta plataforma, ganhando dinheiro sem nenhum esforço real. Isso levou ao banimento desse conteúdo.

Muito obrigado por usar o Ci-en. A todos os usuários Ci-en, sobre as ilustrações feitas com IA, que se tornou um tema de interesse nos últimos dias. Gostaríamos de notificá-lo sobre alterações em nossas políticas e termos de uso.
Na Ci-en, as políticas não conseguiram acompanhar o rápido desenvolvimento da tecnologia de IA. Considerando o impacto para artistas reais de aceitar esse tipo de conteúdo, decidimos suspender temporariamente a permissão para postar obras de arte com tecnologia de IA.
As mudanças serão implementadas da seguinte forma: (a) o conteúdo gerado por IA não pode ser publicado nas áreas do criador, como artigos, fotos de perfil ou qualquer outra seção; (b) Mesmo que você nunca tenha postado conteúdo gerado por IA na Ci-en, você não pode compartilhar nenhum link que redirecione para um site onde tal conteúdo possa ser visualizado; (c) Os criadores que se enquadrarem em qualquer uma das categorias acima serão suspensos indefinidamente a qualquer momento e todas as doações recentes aos usuários apoiadores serão reembolsadas, sem que o criador receba nada.
O conteúdo que consideramos ser “gerado por IA” inclui: qualquer produto feito predominantemente por uma IA; doujinshi; Coleções de ilustrações em CG; coleta de materiais; vídeos; etc. Qualquer outro conteúdo pode estar sujeito a suspensão a critério do responsável. Pedimos desculpas pelo inconveniente causado por esta suspensão. Muito obrigado pela sua compreensão.

E claro, isso não passou despercebido nos fóruns de comentários:

  • ‘O martelo caiu muito rapidamente, eles estão fora do mercado.’
  • ‘Que não é apenas temporário, é para sempre. Não tenha medo de dizer isso!’
  • ‘E agora, para onde essas sanguessugas vão correr? Para sites com 100 usuários? Acabou!’
  • ‘Ah, agora o DLsite aderiu à tendência. Só falta a FANZA para acabar com tudo.’
  • ‘Acho bom que continuem a permitir romances que incluam ilustrações de IA, o importante é que uma pessoa escreveu a história toda.’
  • ‘Na perspectiva de manter uma qualidade na arte, esse tipo de regulamentação era necessária.’
  • ‘Como medida temporária, parece-me adequado. E permitir games e romances me parece perfeito, as outras coisas proibidas me parecem apropriadas. Embora eu ainda não saiba como eles vão cuidar de verificar se algo é feito com IA.’
  • ‘Chegou o fim da IA ​​com DLsite. Era o cavaleiro que faltava para acabar com esses safados, e a decisão de permitir jogos e romance é perfeita! Nem todos os escritores têm a habilidade de desenhar!’

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.