Mulheres jovens estão se afastando do feminismo no Japão O grupo vem atacando mulheres de seios grandes e a cultura moe

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Japão
©Chuunibyou Demo Koi Ga Shitai

A escritora “Raiden Bell (らいとのべる)” publicou um artigo pessoal descrevendo que o movimento feminista no Japão estaria perdendo o apoio das mulheres jovens, principalmente porque atacavam grupos do próprio sexo, como mulheres com seios grandes, e atacavam entretenimento baseado na “cultura moe”, que também é consumida por outras mulheres.

“Em 2019, o pesquisador de sociologia e gênero e professor em meio período da Universidade Musashi e outras universidades, Yuki Takahashi (高橋幸), publicou um artigo no Gendai Business Online intitulado “A verdadeira natureza do mal-estar que as mulheres jovens têm abandonando o feminismo. A Sra. Takahashi repetiu esses argumentos durante um simpósio recente em 2021. (…) Takahashi afirma que o desengajamento das mulheres jovens com o feminismo se deve a uma “incompreensão do feminismo” e que elas podem “realmente andar de mãos dadas”, mas eu gostaria de concluir que isso é impossível.

“Em primeiro lugar, faço parte do ‘grupo de mulheres de seios grandes’ e sou uma ‘amante da cultura moe’. No mínimo, as autodenominadas feministas nas mídias sociais têm como alvo ativamente grupos anteriores para criticar e eventual cancelamento. Em relação ao primeiro grupo, especificamente, quando as imagens distribuídas por Saya Akane como material gratuito foram utilizadas em propagandas, ocorreram os habituais ataques de feministas cujos perfis defendiam a “igualdade de gênero” e a “eliminação da discriminação de gênero”. Eles apontaram que o conteúdo era ‘inapropriado porque destaca os seios’ e ‘material de imagem que as empresas não devem usar’.”

Japão
© Japão

“No entanto, como você pode ver, não há exposição e, em vez de ‘enfatizar’, simplesmente mostra o tamanho natural de seus próprios seios. Não seria uma surpresa se ela saísse com roupas normais. A esse respeito, Saya Akane disse sobre as palavras e ações de algumas feministas: ‘Elas não estão esmagando a diversidade na tentativa de abraçar a diversidade?’ É uma expressão muito moderada de dúvida e opinião como partido. Ela não usou linguagem obscena, nem culpou excessivamente as feministas’.”

“No entanto, a surra que Saya Akane recebeu foi terrível. Algumas das postagens no Twitter não passavam de discriminação contra mulheres com seios grandes e acusações maliciosas, como ‘Você pode até reduzir o tamanho dos seus seios cirurgicamente, mas não fazer isso é vender seu sexo’ e ‘Akane Saya come muitas ostras e ela está fazendo o trabalho do papai.’ Também ressurgiu algum tempo após o tumulto, com ímpetos abusivos sendo lançados contra Saya Akane, incluindo que ela é uma “típica mulher desonesta que ama o pênis” e que está “tentando lucrar com os desejos sexuais dos homens”.”

“A realidade é que não são poucas as que se autodenominam ou à outras feministas são cúmplices, direta ou indiretamente, desse espancamento de mulheres peitudas. Mais recentemente, houve também a questão da calúnia contra o presidente do HEART CLOSET, Mizuki Kurosawa, que foi discutida no passado. Além disso, em relação ao “cartaz de doação de sangue de Uzaki-chan”, que se tornou um tópico quente pouco antes do tumulto, Junko Iwabuchi (岩渕潤子) afirmou que “seios grandes são disformes” e “estão associados à deficiência mental”, o que tem provocou fortes protestos de mulheres reais com seios grandes”.”

“Se ele/ela/eles são feministas ‘reais’ ou ‘verdadeiras’ não é a questão neste momento. Se virmos que as declarações são feitas por feministas reconhecidas e que não há críticas (mas geralmente são afirmações) de histórias consideradas feministas importantes, é motivo suficiente para se afastar do feminismo.”

“Entre os alvos dos ataques feministas está a cultura moe. Aparentemente, a percepção de que “cultura moe” equivale a “cultura machista” se enraizou, principalmente entre as gerações mais velhas, e é considerada um “alvo seguro para ataques”. No entanto, a cultura moe envolve um grande número de mulheres, tanto criadoras quanto consumidoras. Em primeiro lugar, 70% dos artistas de mangá são mulheres. Em outra pesquisa, a proporção de ilustradores por idade mostra que a maioria dos artistas de mangá são mulheres jovens em seus 20 e 30 anos.”

“Alguns dados mostram que 70% dos artistas de mangá são mulheres. Além disso, mais de 500 artistas femininas foram identificadas na indústria de mangá para adultos, o que pode representar cerca de 60% de todos os artistas de mangá para adultos. Embora não tenhamos encontrado dados sobre a proporção de homens para mulheres da base de fãs da cultura moe em uma pesquisa abrangente, descobrimos que a base de fãs de “Love Live!” e “THE iDOLM@STER”, que são frequentemente considerados jogos “orientados para homens”, têm um número bastante alto de fãs do sexo feminino.”

Japão
© Japão

“É claro que nem todos os escritores atuam no estilo ‘moe’, e devemos descartar que esta é uma pesquisa tendenciosa. No entanto, não se pode dizer que os criadores e consumidores da cultura moe sejam raros e excepcionais. Em particular, parece razoável supor que entre as mulheres jovens, que dizem estar “se afastando do feminismo”, existem muitas criadoras e consumidoras envolvidas na “cultura moe”. Em outras palavras, criticar a cultura moe é quase diretamente um ataque a essas mulheres.”

“As feministas argumentam que pedem apenas regularização e TPO (tempo, lugar e ocasião), não proibição. No entanto, a regularização significa que haveria muito menos oportunidades para a atividade dessa cultura. Ameaça a base econômica do escritor e dos fãs que aguardam seu trabalho. A regularização é apenas um último recurso quando é inevitável. Quem conhece um pouco da situação do setor de criadores sabe que a regularização não é uma medida moderada nem nada do tipo. Deve ser aplicado com cuidado, limitando-se a representações óbvias de conteúdo adulto.”

“Se as ‘razões convincentes’ puderem ser explicadas racionalmente, tudo bem. No entanto, os ataques reais foram em coisas como o pôster de doação de sangue de Uzaki-chan e o Love Live! Sunshine!!, que mal mostram a pele. Se o alcance do ataque for conhecido, os criadores e fãs da ‘cultura moe’ não apoiarão as pretensões do feminismo regulador da expressão.”

Uzaki-chan/ Love Live
© Uzaki-chan/ Love Live

“Deixe-me repetir minha história pessoal. Eu sou uma apoiadora feminina com seios grandes e uma defensora da cultura moe. Eu sou uma pessoa que tem as mesmas características físicas que o feminismo vem acertando como uma história e fã da cultura moe. Qual é exatamente o ‘mal-entendido’, como Yuki Takahashi o chama, do ataque que foi feito contra as mulheres de seios grandes e a cultura moe? Nada é um ‘mal-entendido’, é um fato, certo? Quase todos são registrados. Que eu saiba, nenhuma estudiosa ou formuladora de políticas feminista conhecida publicamente pediu o fim desses golpes feministas cáusticos.”

“Na verdade, eles têm sido cúmplices no ataque a grupos femininos, mesmo afirmando implícita e explicitamente os apelos de “homens de honra” e “mulheres arrogantes”. As razões pelas quais as ‘jovens’ se afastam do feminismo são simples. Porque há razões para se opor e não há razões para concordar. Porque não representa nossos interesses. É porque tira o nosso prazer.”

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.