Netflix explicou sua fórmula na promoção de produções asiáticas e de animação O principal é o algoritmo da plataforma

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Netflix
©Netflix

Kaata Sakamoto, vice-presidente de conteúdo da Netflix Japão, e Michael Smith, gerente de produto, explicaram a estratégia de sucesso da Netflix durante a conferência “Netflix: Da Ásia para o mundo – Lançando novos títulos –” no TIFFCOM (Festival Internacional de Cinema de Tóquio). De acordo com Sakamoto, as três partes essenciais da estratégia são Conteúdo, Escolha e Conversação.

A parte ‘Escolha‘ envolve o investimento em equipamentos de produção para criar uma programação de qualidade. Desde 2015, a Netflix investiu em mais de cinquenta títulos produzidos no Japão, destacando The Naked Director como um exemplo positivo. Ela também estabeleceu instalações de produção em mais de cem países e territórios fora do Japão. O segredo é investir extensivamente em histórias de todo o mundo, todas com temas altamente envolventes. ‘Histórias com um tema universal transcenderão as fronteiras para inspirar pessoas em todos os lugares‘, disse ele. “Isso não vale apenas para títulos japoneses e coreanos. É por isso que a Netflix dá importância à narração autêntica de cada país.”

O componente ‘Conversa‘ é sobre como promover o envolvimento com os títulos da Netflix nas redes sociais. A ideia é que as pessoas associem a Netflix às suas recomendações boca a boca para que passem mais tempo no serviço. A Netflix está criando seu primeiro jogo e site de comércio eletrônico para seus serviços, a fim de promover um maior envolvimento com a marca.

Finalmente, ‘Escolha‘ se refere ao intrincado algoritmo de recomendação do serviço. Smith deu mais detalhes sobre isso: “primeiro, são recomendados títulos de um gênero ou categoria semelhante ao que o usuário viu antes. Vídeos e estilos de miniaturas são adaptados ao histórico de cliques do usuário. O mesmo título também pode ser recomendado em várias categorias, dependendo de qual o usuário preferir. Por exemplo, a série de live-action Alice in Borderland foi recomendada em ‘programas de TV japoneses’, ‘programas de TV baseados em mangá’, ‘Programas de TV de suspense’ etc.”

De acordo com Smith, vender um projeto para a Netflix tem duas vantagens claras: a primeira é que os títulos têm o potencial de receber exposição contínua muito após o lançamento, graças ao algoritmo. Por exemplo, Alice in Borderland recebeu um pico de visualizações após o sucesso mundial do Squid Game, então o algoritmo começou a recomendá-lo aos visualizadores do Squid Game. Como resultado, a série voltou a figurar no ‘Top 10‘ em mais de cinquenta países, mais de nove meses após o seu lançamento inicial.

A segunda vantagem do algoritmo Netflix é que ele pode evitar a necessidade de comercializar títulos específicos. Embora o serviço conecte títulos de gêneros e estilos semelhantes, ele também busca recomendar títulos em geral para públicos que não foram expostos a essa categoria antes, aumentando a possibilidade de novas descobertas e explosões repentinas. Smith destacou o drama sul-coreano Crash Landing On You como um exemplo notável de programa que foi lançado no Japão sem campanha de marketing, mas ainda assim se tornou extremamente popular, a ponto de ter sido assistido por mais gente do que as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Finalmente, Smith abordou brevemente o anime, descrevendo-o como ‘um grande sucesso na Netflix‘. Em 2020, mais de 120 milhões de famílias optaram por assistir a pelo menos um anime na Netflix. Dois títulos notáveis ​​foram Nakitai Watashi wa Neko wo Kaburu (A Whisker Away), que ficou no ‘Top 10’ em mais de 30 países, e Shuumatsu no Valkyrie (Record of Ragnarok), que alcançou o ‘Top 10’ em mais de 70 países. De acordo com Smith, “muitos usuários do Netflix estão descobrindo anime pela primeira vez por meio do serviço”.

Fonte:Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.