O Sindicato Coreano de Professores e Trabalhadores da Educação (KTU), também conhecido como JeonGyoJo, se opôs publicamente à produção da próxima série da Netflix baseada no webtoon Get Schooled, pedindo seu cancelamento devido a preocupações com a representação da violência e do sistema educacional.
Em 20 de maio, o sindicato divulgou uma declaração intitulada “Violence Is Not True Education” (A violência não é a verdadeira educação), pedindo à Netflix e à equipe de produção que interrompessem o drama. O sindicato criticou o webtoon original por sua “representação sensacionalista de conflitos entre alunos, pais e professores” e por retratar os educadores como “incompetentes e passivos”. O sindicato argumentou que a história glamouriza a violência nas escolas e enfraquece a dignidade profissional e a experiência dos professores.
“O problema da adaptação de Get Schooled em um drama é que ela legitima a violência ao retratar um personagem apoiado pelo governo que agride os alunos sob o pretexto de proteger os direitos dos professores”, afirmou o sindicato. “Isso não apenas enfraquece a confiança na resolução democrática de conflitos nas escolas, mas também distorce os esforços para construir um ambiente educacional favorável aos direitos humanos e restaurar a educação pública.”
A KTU enfatizou ainda que “violência não é educação de verdade” e que infringir os direitos dos alunos sob o pretexto de proteger os professores é inaceitável. Embora reconhecendo a importância da liberdade criativa, o sindicato enfatizou que os criadores de conteúdo devem considerar sua responsabilidade e influência social.
Get Schooled, que foi serializado no Naver Webtoon desde novembro de 2020, conta a história de Hwa-jin Na, um oficial do Departamento de Proteção ao Professor do Ministério da Educação, que toma as coisas em suas próprias mãos para restaurar a ordem nas escolas após a aprovação de uma lei que proíbe o castigo corporal. A série explora os desafios de manter a autoridade nas escolas e fazer justiça.
Embora o webtoon original tenha chamado a atenção por suas narrativas satisfatórias impulsionadas pelo forte poder do Estado, ele também foi criticado por retratar grupos marginalizados, como mulheres e pessoas de cor, como vilões, muitas vezes resolvendo conflitos por meio da violência.
Jong-chan Hong (Juvenile Justice, Mr. Plankton) está dirigindo a série, e Nam-kyu Lee (Behind Your Touch, The Light in Your Eyes) está escrevendo. O diretor Hong reconheceu as preocupações acima e declarou anteriormente que a adaptação dramática abordará o material com mais sensibilidade e cuidado.
Get Schooled foi escrito por Yong-taek Chae e desenhado por Ga-ram Han. A Ablaze Publishing está lançando a série em versão impressa.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.