Omega Labyrinth Z banido no Reino Unido Mais um jogo censurado na Europa: será que os jogos de otaku são demais para os europeus?

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
Omega Labyrinth Z
©Omega Labyrinth Z/Matrix Software/PQube

Mais um jogo foi banido em um país europeu. Dessa vez a vítima foi o jogo Omega Labyrinth Z, que não recebeu uma classificação no Reino Unido. Sem receber uma classificação etária de um órgão habilitado, muitas formas de mídia não podem ser vendidas legalmente em diversos países da Europa. Em outras palavras, aqueles que buscavam comprar o jogo em mídia física para PS4 e PSVita no lançamento não conseguirão achá-lo nas lojas do Reino Unido. A distribuidora PQube explicou em um tweet que seu pedido de revisão da decisão foi rejeitado.

Já é a segunda vez esse ano que a publicadora PQube sofre com banimento de seus jogos na Europa. O jogo Gal*Gun: Double Peace também passou pela mesma situação na Alemanha (veja a notícia aqui). Omega Labyrinth Z foi o primeiro jogo a ser banido no Reino Unido nos últimos dez anos, desde que o jogo de tiro Manhunt 2 não conseguiu classificação em 2008. O órgão que julga quais mídias recebem classificação no Reino Unido é o Conselho dos Padrões de Vídeo. Esse órgão disse que o jogo iria “prejudicar os mais jovens, já que promove a sexualização de menores”.

Sobre a decisão:

Em Omega Labyrinth Z, garotas de uma escola de Ensino Médio procuram por um artefato sagrado nas criptas secretas que ficam no subsolo da escola. Diversas partes da gameplay têm minigames e missões que envolvem “tocar” e “estimular” os personagens, além da possibilidade de perderem partes das roupas. O Conselho dos Padrões de Vídeo explicou que justamente pelas personagens serem garotas novas, o jogo seria “inaceitável à maioria dos consumidores do Reino Unido” e poderia causar danos significantes ao “desenvolvimento moral da população mais jovem”. Confira o visual do game:

Além do caso do Reino Unido, o jogo também teve classificação rejeitada na AustráliaAlemanha. A distribuidora PQube disse que o game também estará indisponível na Nova Zelândia e na Irlanda. Nos Estados Unidos a expectativa é de que o jogo seja classificado com Mature 17+. Os banimentos podem acabar levando o jogo a estar indisponível nas lojas online da Sony para ambas as plataformas.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.