Análise definitiva: Agent Aika Você vem pelo ecchi, e fica pela estória!

Josué Fraga Costa
(Redator)
Agent Aika
© Agent Aika

Se tem uma máxima dentro dos animes é que o ecchi chama a atenção, e ele foi feito de fato pra chamar a atenção dos espectadores, além de dar uma beleza plástica para os animes, mas animes puramente ecchi ficaram meio que colocados numa prateleira separada do resto dos outros, já que tem um chato ou outro que reclama de que animes não podem ter doses de sensualidade, mas são os mesmos que assistem o mesmo ecchi em séries e afins, a famosa hipocrisia. Mas tem uma obra que me chamou a atenção por ser mais do que um ecchi gratuito com takes não muito ortodoxos, Aika vai além de ter belas cenas daquela forma, e hoje você terá uma ideia do que Aika representa, grandes lutas, animação de primeiro calibre, quando você vem pelo ecchi, e fica pela estória!

A estória existe além do ecchi

Agent Aika
©Agent Aika

Aika tem um enredo totalmente diferente daquilo que você esperaria, ainda mais olhando pela capa, só que ao conhecer mais a fundo, Aika não é só um rostinho bonito para nosso deleite, ela é uma Agente Scavenger, que vasculha nos restos do Japão destruído pelo maior terremoto da história, por arquivos e objetos valiosos, e logo de cara durante a primeira missão um tremor estranho e enorme ocorre, logo após isso o grupo de Aika aceita uma importante missão para ajudar nas finanças da empresa, que acaba tendo uma emboscada aos contratantes por um grupo secreto que causou o tremor na primeira missão, então se descobre que o grupo deseja causar um grande terremoto para restaurar a Terra com o objetivo de recriar o mundo. Aika então não fica aquém da situação e evita os planos, mas não só e desarmada, nos é apresentado um metal raro que se molda ao usuário que o porta por uma conexão corporal, transformando o corpo da pessoa em uma verdadeira arma, porém não é qualquer um que pode usar o dispositivo, o que faz de Aika um alvo da organização, já que o metal é valioso e essencial para os planos de desencadear os tremores e jogar a Terra num espaço-tempo diferente. Ela consegue neutralizar o chefe da organização, Hagen, mas mesmo depois de sua morte, a organização continua com o objetivo de seu criador, dando sequência a mais ação e a um bom desfecho.

Agent Aika
©Agent Aika

E sim, o anime não é somente um ecchi gratuito, ele envolve ficção cientifica, ação plena, e tudo isso numa tocada seinen fenomenal de se acompanhar em todos os episódios, visto bem nas piadas e diálogos inseridos ao longo dos sete episódios, e sim, são somente sete episódios de duração da saga, e eles conseguem desenrolar o enredo em bem menos episódios do que muitos animes aí com três temporadas. Somente o ecchi pelo ecchi pode atrair alguns, mas quando há um que consegue apresentar algo junto e que de fato seja completo no que apresenta, ele merece ser destacado. Outro dia no UnitedCast 617, sobre animes desconhecidos, eu pude falar desta obra e apontei para este detalhe, sim o ecchi do anime é fenomenal, absurdamente bem animado? Com toda a certeza, mas se você começa a avançar nos episódios da saga, começará a reparar nos detalhes bem incríveis e bem sacados que o anime tem, e que não estão ali de maneira aleatória ou só pra encher linguiça. Quer um bom exemplo? Vemos que o grupo Delmo é composto praticamente e exclusivamente de mulheres, e não à toa, Hagen tem o objetivo de ser o Adão na Terra remodelada, nada mais coerente e bem sacado do que se rodear de um harém, não é?

Agent Aika
©Agent Aika

A ação envolvida na obra é também muito atraente, e não é trocadilho, se bem que as animações dos anos 90 tinham uma tocada de ação que infelizmente não se faz mais, mas que agrada ao ver um bom exemplar, e você ao ver Aika percebe isso de cara, você pode ser um daqueles que acham que ecchi é algo desnecessário, e mesmo você não terá o que falar da boa trama e ação da obra, o ecchi é um belo detalhe que apreciamos, e falando nele.

Não tem medo de mostrar o que é

Agent Aika
©Agent Aika

Sejamos francos em algo, o ecchi serve pra chamar e captar a atenção no espectador, ele gostando ou não, e não são muitos os que são espertos em usar um bom ecchi, um deles sendo Aika. Eu diria que é um ecchi bem sacado pra valorizar o anime, desde a estética, até mesmo a ter algum significado para a obra, ou você acha mesmo que o vilão tendo um harém ao seu dispor e a protagonista sendo um mulherão daqueles, os responsáveis pelo anime não aproveitariam esta chance? Claro que não! Se por motivos bem óbvios as transformações em Sailor Moon tinham um clarão de luz tapando tudo, aqui o pudor mandou abraços e foi para outro nível, as transformações da Aika conseguem te transmitir o que a obra também significa, recomendo que você veja algumas animações dos aos 80 e 90 e reparem bem nos traços dos personagens, com uma tocada mais realista de se retratar os biotipos das pessoas. Assim como em 007 tinha belas mulheres e homens sarados aparecendo a torto e direito, animes desta época faziam a mesma coisa, Agent Aika não sendo exceção, como meu amigo Wagner aqui da United disse em uma conversa nossa sobre o anime, “nos anos 90 valia tudo, não existiam regras”.

Agent Aika
©Agent Aika

E que belo anime, o ecchi não é esculhambado e desleixado, pelo contrário, hoje as pessoas acham bonito o ecchi de Kinsou no Vermeil, porque ainda não viram o de Agent Aika, me encontre ecchi mais detalhado e falhe miseravelmente. Já te aviso, se fores um mimizento de carteirinha que ama problematizar tudo, Aika será um tiro nos seus pés, pois ele não tem vergonha em mostrar os takes mais ousados que se tem conhecimento nos animes. Acho que só vi tanta calcinha dando sopa numa vitrine de loja, pois a cada cena você as vê sem nenhum tipo de problema, aliás, Nishijima Katsuhiko, que escreveu e ilustrou o anime fez um baita dum trabalho nos detalhes físicos dos personagens nas cenas ecchi, saiba que é o mesmo por trás de obras como Kaifuku e Maou no Testament, se você gosta de animes do tipo, tudo começou em Aika. O ecchi dá um tom a obra, de ser desinibido e destemido, de ser belo e fatal ao mesmo tempo, não é somente pra te chamar a atenção.

Puro design dos anos 90

Agent Aika
©Agent Aika

Outro bom ponto da obra é sua qualidade gráfica, não é somente o ecchi que é bonito, mas o todo é cheio de personalidade, desde os traços escolhidos em cada um dos personagens, que é bem rico e variado, já que até personagens que aparecem por meros segundos ou mesmo em um único episódio não são esquecidos nos traços, e vai até os belos cenários e objetos usados no enredo, como a base da Delmo, que é ao mesmo tempo, um submarino e navio de superfície multifunção e uma nave de voo orbital. Eu gosto de coisas bem sacadas, que sabem usar de si para compor um todo da obra, e se tem um bom lugar para se ter ideia disto é a área gráfica. A Aika é bela, chama a atenção por onde passa e por homens e mulheres, com seus traços robustos e curvilíneos, a princesa dos olhos. Já o Guz, é o musculoso destemido, com traços mais grossos e retos, ou até mesmo o chefe da organização Scavenger, tem a figura de um cara imponente como um armário e ao mesmo tempo com o requinte de um executivo.

Agent Aika
©Agent Aika

E isso sempre passa despercebido pela vasta maioria dos fãs de animes, infelizmente, mas ao reparar nestes detalhes mais a fundo e com mais tempo, você percebe que de fato o todo da obra é atraente e coeso em si, como uma cena onde uma infiltrada na Delmo está escapando por uma saída de ar, se ela fosse uma mulher enorme de 1.90m não seria capaz de prosseguir, logo, ela é pequena para que isso funcione. Outro detalhe, as mulheres do harém de Hagen, as mulheres de topo são os mulherões da saga, que tem mais corpo, e com corpos, mais atitude e importância para a organização. Agent Aika consegue ser astuto em usar de si nestes detalhes, o Hagen é o grande vilão da obra, como você temeria um vilão que apresenta um aspecto de fraqueza? A Aika como a mocinha da saga, teria destaque sendo uma mulher genérica? Claro que não! E isso é legal de se ver, fora a boa ambientação que uma obra de ação precisa, um cenário apocalíptico e ríspido compõe o cenário perfeito para que tudo isso ocorra, tornando a obra com mais destaque do que os animes convencionais que há por aí.

Compensa assistir?

Agent Aika
©Agent Aika

Sim, quantos animes já estão numa 4ª temporada e você já ficou com preguiça de acompanhar por conta da quantidade de material acumulado? Melhor ainda, quantos animes de hoje tem um bom material de ação, ecchi, diálogos e ambientação como Aika tem? São apenas sete episódios bem bolados, que se dão tempo, mas que não enrolam em apresentar o que a saga é. Se você procura por novidades, apesar de que elas podem não serem novas há um bom tempo, esta animação é repleta de coisas boas e que todo fã de fato de animes gostam, e tudo isto somente em sete episódios. A tocada seinen do mesmo é boa, o humor é carregado e desinibido, a ação é incrível de tão bem feita, que a quantidade de animes que fazem tudo isto com a mesma tocada, hoje, é basicamente inexistente.

Notas

Agent Aika
©Agent Aika

Animação: Típica animação de ação dos anos 90, com um toque de surrealismo nos detalhes, tanto das pessoas quanto dos objetos e cenários, traços coesos com o que o anime quer trazer de fato para o espectador. 9.0

Arte Gráfica: Das boas, há personalidade nos personagens, até mesmo nos secundários e figurantes, não diria que estaria tão boa quanto em outros animes da época, mas com certeza não decepciona. 9.0

Personagens e Enredo: Os personagens são bons e funcionam para a obra? Sim, mas são um pouco mais simples que o convencional, há animes que surgiram posteriormente focando na Aika, mas não nos outros, porém a tocada dele é boa e coesa, bem direta no que propõe. 6.5

Trilha Sonora e Ambientação: Quando a trilha sonora casa bem com a obra, o ambiente criado simplesmente é um deleite, desde a abertura da primeira parte, até a trilha das ações, não tem algo de tanto destaque, mas não tem bizarrices também, fora que a ambientação da obra casa com a proposta de maneira fenomenal. 8.5

Geral: O anime agrada em todos os aspectos que apresenta, tem ecchi até umas horas, ação pra dar e vender, humor inteligente, é conhecido até hoje pelo o que ele é, esbanjando personalidade que poucos animes, incluindo os atuais, apresentam. 8.2

Veredito

Agent Aika
©Agent Aika

Agent Aika pode ser reconhecido pelo ecchi absurdamente presente, mas ele mostra em pouco tempo tudo o que ele é, o anime badass que hoje em dia está em falta no mercado. Se você conseguir misturar tudo isso e fazer funcionar, palmas pra ti, pois Aika é mais do que uma obra ecchi, como eu disse no começo, você vem pelo ecchi e fica pela estória!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.