A história de uma tribo indígena japonesa Saiba mais sobre a tribo indígena japonesa do anime Golden Kamuy

Álvaro Luis
@Finn_6tp
Golden Kamuy
©Geno Studio / Golden Kamuy

O Japão é um país de histórias e talvez uma das histórias mais interessantes e que ganhou holofote esses últimos anos é a dos povos Ainus da ilha de Hokkaidō ao norte do Japão. Ainus são povos indígenas com suas próprias tradições e religiões que vivem no território japonês, porém sua cultura é totalmente diferente da japonesa, mesmo vivendo tantos anos lado a lado.

História

Golden Kamuy
©Geno Studio / Golden Kamuy

Registros mostram presença dos Ainus desde tribos pré-históricas que migraram para o Japão e se estabeleceram principalmente na ilha de Hokkaidō mas também povoaram as ilhas de Sakhalin e Curilas.

Durante a história do Japão o povo se manteve mais ou menos com um relacionamento saudável para ambos os lados com o povo japonês, claro, teve sua porção de conflitos mas nada que apresentasse uma ameaça aos Ainus, porém, a restauração Meiji (1866-1889) foi um dos momentos críticos para a Cultura Ainu, a expansão japonesa até as ilhas de Hokkaidō trouxe uma ameaça para o povo antigo já que a expansão até a ilha foi um dos pilares para a modernização do pais junto com reformas políticas, sociais e econômicas.

Em 1899 foi colocado um decreto que colocava o povo Ainu como povo japonês negando a eles os status de grupo indígena fazendo com que os mesmos tivessem que largar seus costumes e tradições, uma tentativa do governo de assimilar o povo, obrigando-os a aprender japonês e ter nomes japoneses, muitos Ainus perderam suas terras e viram não outra alternativa que se integrar com a sociedade japonesa, muitos japoneses se casaram com Ainus por interesse dos mesmos de diminuir a discriminação, por causa disso muitos tem antecedência Ainu desconhecida ou escondida até hoje.

Golden Kamuy
©Geno Studio / Golden Kamuy

Hoje em dia o número de Ainus é baixo e aqueles que ainda praticam e vivem em sua tradição é menor, mas, desde 2019 o povo é considerado indígena pelo governo japonês e tem seus direitos de terra, claro ainda há muito o que evoluir na relação, o povo Ainu é aberto com sua cultura e encoraja a todos que tem interesse a aprender sobre ela, há no Japão museus e aldeias abertos para aprender sobre eles, o que mantém sua cultura e tradições vivas.

Cultura

Golden Kamuy
©Geno Studio / Golden Kamuy

A parte mais interessante do povo Ainu é sua cultura, as mulheres tatuam ao redor da boca desde jovens e os homens deixam de barbear e ficam com barbas volumosas, crianças recebem ao nascer nomes como shipo, poyshi (pequeno excremento), osoma (fezes), shion (excremento velho) já que acreditavam que afastavam os maus espíritos, só aos 3 anos recebiam um nome de acordo com sua personalidade. A caça é um dos centros de sua cultura e tradição, caçavam com flechas e lanças venenosas, peixes, veados e ursos, em sua religião eles acreditam que tudo não humano possui um Kamuy, um espirito que descia dos céus até a terra para poder dar alimento, moradia e vestimentas para os homens, por isso sempre praticam cerimônias em respeito e para mandar de volta os Kamuys, os ursos são um dos animais mais importantes para eles já que acreditam que ele é muito especial pois é a maneira de Kim-un Kamuy deus da montanha, presenteá-los com sua pele e carne.

Golden Kamuy

Golden Kamuy
©Geno Studio / Golden Kamuy

Os Ainus ficaram conhecidos por muitos por sua representação fiel e incrível em Golden Kamuy, que deu a chance de o mundo conhecer essa cultura e povo tão desconhecido a tantos.

Caso você não tenha assistido Golden Kamuy assista pois não é só um anime incrível em todos aspectos, mas lá você irá conhecer muito mais sobre a cultura Ainu e se aproximar dessa história incrível que o povo eles tem.

Golden Kamuy
©Geno Studio / Golden Kamuy

Quer saber mais? Assista Golden Kamuy! Mas para aqueles que já assistiram, o que acharam sobre esse pedaço da história japonesa?


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.