Ben-To: Disputando a comida no soco Nessa batalha por uma boa comida barata vale de tudo, menos quebrar as regras dos lobos

Bolinhodearroz
Ben-To
©Ben-To / David Production

Ano novo, vida nova (talvez) e animes novos para recomendar por aqui. É assim que iremos começar nosso 2021 e, antes de mais nada, desejo-lhes um Feliz Ano Novo e que as produções de anime desse ano sejam ainda melhores que as do ano passado, com muita vacina para todos nós.

Agora, iniciando os trabalhos, vamos falar de algo bom que é anime. Já pelo título vocês já sabem o que estou trazendo dessa vez, pode até parecer um anime de comida, mas vai muito além do que a comida em si. Ben-To, originalmente, é uma série de light novels escrita por Ausara e ilustrada por Kaito Shibano que foi publicada durante 6 anos (2008-2014) e que também recebeu adaptações para mangá (pelos mesmos responsáveis e publicado pela Shueisha em 2011) e para anime (com 12 episódios produzidos na temporada de outono de 2011 pelo estúdio David Production).

O anime em si, apesar de curto e com um ou outro filler (incluindo o famoso episódio de verão que todos os animes têm), é bastante divertido e legal para se assistir quando quiser distrair a mente e ver uma boa pancadaria gratuita. É isso mesmo, Ben-To tem nome de comida, mas, na verdade, o foco são as batalhas por ela.

Ben-To
©Ben-To / David Production

Em resumo, You Sato é um estudante comum que só quer conseguir sobreviver todos os dias com a mesada que ganha dos pais, mas a comida é sempre muito cara para seu orçamento e ele precisa encontrar uma nova forma de economizar comendo bem. É assim que ele “esbarra” (foi triturado e massacrado sem nem perceber) na guerra existente entre os chamados “lobos” para conseguir garantir o ben-to em promoção que sempre tem nos mercados em fim de expediente.

Sen Yarizui é a segunda protagonista e senpai de Sato que o ensina a sobreviver nesse mundo de comer uma boa comida barata, com o objetivo de acumular selos como troféus de batalha. É literalmente isso, uma batalha feroz para decidir o mais forte que vai garantir seu prato com desconto para saciar sua fome.

As outras personagens recorrentes que se envolvem completamente na guerra do ben-to são: Hana Oshiroi, uma colega do Sato que parece tímida, mas é totalmente pervertida e obcecada por ele, a ponto de transformá-lo em um protagonista de sua light novel bizarra yaoi que envolve homens musculosos e uma fantasia absurda de sua mente a partir do cotidiano de Sato. Além disso, ela também é o motivo das surras de graça que ele recebe de uma amiga e protetora de Oshiroi que sempre acha que o jovem está sendo indecente com ela; Ayame Shaga é outra que parece existir apenas para tornar a vida dele mais difícil e enquanto ela é consagrada como uma das melhores lutadoras na disputa, chamada de “Bela do Lago”, ao mesmo tempo é a prima do rapaz e se diverte muito ao transformar a vida do mesmo em um grande inferno.

Ben-To
©Ben-To / David Production

Dessa forma, podemos perceber que a obra é quase um shounen com muita comédia e trazendo o objetivo de conseguir um único ben-to na promoção em meio a uma grande guerra de lobos. As cenas de batalha são, realmente, impressionantes e expõem o lado violento e o instinto de sobrevivência de um jovem que só quer acabar com sua fome e conseguir um selo premiado para sua coleção de troféus.

Qualquer um que apenas ler a sinopse pode pensar que é um anime de comédia genérico com pouco conteúdo, mas ele traz pontos interessantes e te faz entrar totalmente no enredo, torcendo por cada luta nos mercados durante os descontos em ben-to. É bom avisar também que existe bastante ecchi, sobretudo a partir da metade do anime em que começa a ficar exagerado, tanto que um dos episódios é todo destinado para cenas “picantes” entre duas garotas e Sato apanhando muito no final (sem ter nada a ver), mas ainda não afeta tanto para quem só quer dar umas boas risadas.

As openings e as endings são cativantes, os pontos da comédia são precisos e a história é linear e com aprofundamentos ótimos no decorrer de seu desenvolvimento e das explicações que vão surgindo. É extremamente interessante a forma como conseguem explicar porque entrar em uma batalha quase mortal por um único prato de comida barato é justificável e honrável.

Ben-To
©Ben-To / David Production

O anime, em si, é uma comédia que, ao mesmo tempo que não tem pretensão de ser levado de maneira meticulosa, também coloca a procura por um ben-to em um nível extremamente sério e que envolve até a honra das pessoas, com disputas por poder e por monopólio, incluindo a existência de suas próprias regras, rituais e lendas que são respeitadas por todos e aqueles que ignoram o ritual da batalha são desprezados e julgados pela maioria. Um dos pontos altos são as denominações para os “competidores” frequentes: feiticeira gelada, lobos, mago, bela do lago, cães, javali, tempestade, monarca, entre outros.

Por fim, devo reafirmar aqui que é uma excelente comédia que vai muito além do que podemos imaginar sem assistir, no mínimo, até a metade. Alguns pontos são questionáveis, porém não conseguem atrapalhar tanto o enredo que se desenrola muito bem e, ao meu ver, termina com um final bem amarrado e satisfatório para um anime que não busca uma super história aprofundada, mas que ainda demonstra uma certa reflexão que vai além do que a pura comédia ecchi que vemos bastante por aí.

Ben-To
©Ben-To / David Production

Então, o que acharam dessa dica? Comentem aqui se já conheciam ou não e suas opiniões sobre a história. Não deixem também de conferir, principalmente por ser um anime curto que passa muito rápido, e retornar aqui para relatar suas próprias críticas e recomendações.

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gildeone Soares Vieira
Gildeone Soares Vieira
19 dias atrás

Esse anime é muito foda, tinha assistido tem um tempo hahahahaha muito bom, queria uma continuação dele