Cartoon Network: Alguns Animes já Exibidos pelo Canal Você tinha televisão por assinatura no inicio dos anos 2000? Será que se lembra da transmissão desses animes?!

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
©Pierrot/Yoshihiro Togashi

Ultimamente a televisão brasileira encontra-se em uma escassez de animes. Porém, a realidade era outra em um passado não tão distante. O querido canal da infância de muitos, Cartoon Network, nos presenteou com inúmeras obras da terra do sol nascente. Quem tem tv por assinatura desde 2000 sabe bem o que estou falando. Irei listar alguns dos muitos animes que já foram exibidos lá. Não vou falar dos óbvios: Naruto, Pokémon e Dragon Ball, contudo, minha missão é força-los a lembrar de uns bem antigos. Vamos lá?!

SUPER DOLL LICCA-CHAN

©Madhouse/Mia Ikumi

Começo com um exercício de memória bem legal! O canal amava transmitir um anime do gênero Mahou Shoujo, e um dos primeiros foi esse que os trago. Licca-chan foi exibido por aqui em 2001. Nós nem tínhamos o Toonami ainda. A obra passava no final da tarde e chegou a ganhar chamadas personalizadas. O enredo conta a história de uma estudante do primário, Licca Kayama, e os estranhos acontecimentos envolvendo sua origem. Como também o surgimento de sua protetora, Boneca Licca. Eu não achei as chamadas em português, todavia, as trouxe em latino.

CORRECTOR YUI

©Nippon Animation/Keiko Okamoto/Kia Asamiya

Mais um tirado do fundo do baú! Corrector Yui chegou por aqui em 2000 e tinha sua exibição regular no bloco Talismã, predecessor do Toonami. Passava após Pokémon, ali por volta das 17h30 e era muito legal! O enredo se passa em 2020, onde os computadores já estão integrados por completo a vida das pessoas (previram o futuro?). Porém, nossa protagonista, Yui Kasuga, tem sérias dificuldades para usar seu próprio computador. Mesmo com seu pai trabalhando na área como programador.

Um “super computador” chamado Grosser deseja tomar o controle da COM.net (assim que a internet era conhecida na história) e os programas que foram desenvolvidos para pará-lo, denominados Correctors, precisam de uma mãozinha de Yui. Ela é recrutada por um software chamado I.R. Com isso recebe poderes mágicos, como fazer download de trajes elementais, e outros necessários para combater Grosser e seus vírus. Era um dos meus favoritos! Vou deixar a abertura dublada para que sintam saudade também!

CINDERELLA BOY (EFEITO CINDERELA) 

 

©Magic Bus/Monkey Punch

Esse aqui é um Seinen, isso aí rapaziada, até mesmo animes desse gênero já figuraram por aqui. Cinderella Boy, conhecido no Brasil como Efeito Cinderela, conta história de dois detetives. Ranma (o cara da foto) e Rella (a mulher na imagem) que são donos da agência R & R. Ao tentarem fugir de uma missão perigosa, a dupla se envolve em um grave acidente. Cerca de uma semana depois, Ranma acorda, não sabemos como, no local do acidente. Isso o faz pensar que Rella morreu, entretanto, misteriosamente à meia-noite ele se transforma na personagem.

A trama fica nesse impasse de os dois sempre acordarem em lugares totalmente diferentes e sem saber o que estava se passando no momento. Acho que entenderam por que o anime tem esse nome. Foi exibido aqui em 2006, quase que em segredo. A obra continha algumas cenas “hot” e a essa altura do campeonato o Toonami somente era exibido de 22h30 até as 02h30. Quem lembra? Vou deixar a abertura também!

ZATCH BELL!

©Toei Animation/Makoto Raiku

Se tinha um anime que me fazia rir certamente era Zatch Bell. Com personagens carismáticas e com um tom cômico ótimo, era impossível não se divertir assistindo a obra. E não somente por causa da comédia, a produção também não deixava a desejar quando se tratava de bom enredo e ação. Estreou por aqui em 2006 e chegou a ser exibido pela Rede Globo dentro da TV Globinho.

A história é sobre Kiyo Takamine, um jovem japonês de 14 anos, e seu Mamodo, Zatch Bell, que graças à Zeno perdeu completamente a memória do seu mundo. Juntos eles terão grandes aventuras, tentando descobrir mais sobre o passado de Zatch e as batalhas. Sobre as personagens, como esquecer o Ponygon quebrando o muro da casa do Kiyo? “Mero, mero, mero, mei!” Era hilário! Sem falar no Volkan 300, boneco de palito de Zatch, que as vezes roubava o protagonismo. Confiram em sequencia a abertura dublada.

SAILOR MOON

©Toei Animation/Naoko Takeuchi

“Mesmo querendo não posso ser sincera, pois nos meus sonhos eu me confesso!” Quem não se lembra desse inicio de abertura? Está ai um anime que fez um enorme sucesso no Brasil. Chegou ao Cartoon Network em 2000, porém, antes disso já tinha feito sua legião de fãs na saudosa Rede Manchete. A história segue as defensoras renascidas de um reino que está sendo ameaçado novamente pelas forças do mal. As personagens principais são adolescentes que podem se transformar em heroínas representando a lua e os planetas. “Pelo poder do prisma lunar!” (eu sei que você já gritou isso). Serena foi, sem dúvidas, um dos maiores ícones da minha infância e a de muita gente.

Vale lembrar também que o anime ganhou até um bloco no Cartoon. O nome era Caleidoscópio. Detalhe é que esse bloco no restante da América Latina era destinado a exibição de originais do canal. Sobretudo, aqui foi utilizado para a exibição de Sailor Moon  e alguns de seus filmes. Abaixo fica mais uma abertura para despertar a saudade!

YU YU HAKUSHO

©Pierrot/Yoshihiro Togashi

“O corre, corre da cidade grande… Tanta gente passa estou só! O vento sopra pelo campo e trás uma lembrança sua estou só!” É começar a cantar isso e deixar escorrer a lágrima da nostalgia. Yu Yu Hakusho chegou por aqui nos anos 90, mais uma vez pela Rede Manchete. Porém, em 2004, desembarcou no Cartoon com uma nova dublagem e sendo uma das principais atrações do Toonami. Passava às 18h30 e para arrumar briga comigo era querer trocar de canal justamente nesse horário. Vou deixar a chamada que o canal tinha para a obra.

 

O enredo segue Yusuke Urameshi, um adolescente rebelde que atingido e morto atropelado por um carro após tentar salvar uma criança. Após uma série de testes impostos a ele por Koenma, o filho do governante do submundo, o nosso protagonista é revivido e ganha o título de “Detetive Sobrenatural”. A partir desse ponto, nossa história realmente começa, com Yusuke tendo que investigar diversos casos envolvendo demônios e fantasmas no mundo humano. Segue a abertura para vocês olharem!

Outra coisa fantástica na obra foi sua dublagem brasileira. Como esquecer as frases brasileiras épicas? “Para o bonde que Isabel caiu”, “Rapadura é doce, mas não é mole não!”, “Exatamente cara pálida!”, “Sejam bem vindos, mas entrem na maciota!”. Nostalgia pura!

SAKURA CARD CAPTORS

©Madhouse/Clamp

Para encerrar a matéria, Sakura Card Captors. Eita anime legal! Não desgrudava da televisão por nada. Chegou ao Cartoon Network em 2000 como parte do bloco Talismã. O enredo segue Sakura Kinomoto, uma garota de dez anos que liberta acidentalmente um conjunto de cartas mágicas chamadas Cartas Clow. Orientada por Kero, a missão da garota agora é reunir todas essas cartas de essas causarem transtornos à cidade onde ela vive.

O bacana é que a cada episódio víamos nossa querida protagonista tendo seu dia atrapalhado por uma carta aleatória. Acompanhada sempre de sua amiga Tomoyo, que adorava filmar as ações de captura e até mesmo desenvolvia roupas para ela. “Libeeeeerte-se” (sim, você já gritou isso também). Agora, fiquem com a abertura! “Eu só quero e espero ter para sempre você junto a mim!”

E ai pessoal? Lembram de todos? Alguns? Se quiserem, posso fazer uma parte dois depois dessa lista ou então uma matéria sobre TV Globinho e tudo mais. Enfim, espero que tenham gostado! A lágrima da nostalgia não para de escorrer! Um grande abraço a todos. E para animar, lembrem-se que Sakura está voltando ano que vem!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.