Já ouviu falar sobre o termo Seiyuu? Saiba mais sobre o trabalho de voz por trás de seus personagens preferidos!

Cássio Firmino
(Redator de Notícias)
@cassioaugussto
Sore ga Seiyuu / Kinema Gonzo
©Sore ga Seiyuu / Kinema Gonzo

Ser um Seiyuu no Japão é algo extremamente digno, é comparável a ser uma celebridade, um famoso! Os japoneses dão muita moral e, sobretudo, respeitam muito as pessoas que exercem essa profissão. A palavra Seiyuu é derivada de “Koe no Haiyuu” que significa ator de voz. Basicamente, o trabalho do Seiyuu é envolta do rádio e televisão, seja dublando filmes estrangeiros até dando voz a personagens de video games e, sobretudo, animes onde é a área em que eles ganham mais fama. Como o Japão possui uma grande indústria de animação que produz cerca de 60% das séries animadas do mundo, o trabalho de dublagem no país oriental ganha muito mais destaque e respaldo do que o dos outros países.

Curiosidades:

Você sabia que no Japão existem cerca de 130 escolas de dublagem? Isso só mostra o quão grande e importante é esse trabalho. Empresas de transmissão e agências de talentos costumam ter seu próprio grupo de atores vocais. Além disso, revistas focadas especificamente na dublagem são publicadas por lá, como é o caso da Voice Animage.

A atuação por meio da voz existe no Japão desde o rádio, isto é, em meados do 1925. Dessa forma, ela foi crescendo fortemente ao longo dos anos e, somente na década de 1970, foi que o termo Seiyuu entrou em vigor por causa do clássico anime Uchuu Senkan Yamato.

Uchuu Senkan Yamato / Group TAC
©Uchuu Senkan Yamato / Group TAC

A fama dos Seiyuus é assustadora, eles possuem sites, fã clubes e diversas homenagens daqueles que acompanham e amam seus trabalhos. Os Seiyuus são queridíssimos pelos fãs de anime, são sempre lembrados pelos personagens aos quais deram vida, deram voz. Os mais famosos chegam até trabalhar como cantores, realizarem CD drama, além de adentrarem no mundo do teatro também! Ou seja, o trabalho de Seiyuu está longe de ser limitado aos animes, existem muitos tipos de coisas que eles estão aptos a fazer.

Todo ano existe o Seiyuu Awards que consiste em uma cerimônia de premiação para os melhores dubladores de anime de outras mídias do Japão, muito semelhante ao Oscar. A primeira edição ocorreu em 3 de março de 2007 na Sala Akiba 3D no Tokyo Anime Center em Akibahara. A cerimônia decide quem é o melhor dublador de personagem principal, a melhor dubladora de personagem principal, além de decidirem também os melhores dubladores de personagens coadjuvantes e, sobretudo, de apontarem quem foram os melhores dubladores novatos.

Os dubladores mais amados:

Existem vários rankings, vários tops com diferentes dubladores e dubladoras pela internet. Com base na grande maioria que vi, achei um padrão dos mais apreciados e vou listar alguns que, sobretudo, são bastante do meu gosto.

É impossível não falar de Romi Park, essa dubladora meio japonesa e meio coreana é simplesmente muito boa. A tendência dela é dar voz a personagens mulher que são agressivas e peculiares, além de ser dona da voz do grande Edward Elric que, sem dúvidas, é um de seus papeis mais renomados e notáveis. Fora a dublagem do alquimista de aço, ela concede voz a TemariNaruto, Toushirou HitsugayaBleachZoe HangeAttack on Titan, TeresaClaymore, entre outros. Pessoalmente falando, acho ela muitíssimo boa e merecedora de ser uma das melhores dubladoras do mundo, a voz dela fica grudada na cabeça e tem muita qualidade em seus personagens.

Outro que faz bastante sucesso com muito mérito é o Daisuke Ono. Ele é responsável por dar vida a personagens principais masculinos de bastante nome, Ono venceu o quarto e nono ano da Seiyuu Awards na categoria de melhor dublador de personagem principal, graças ao fato de dar voz a Sebastian Michaelis e Jotaro Kujo. Fora esses dois personagens, ele também deu voz a Midorima ShintarouKuroko no Basket, Erwin SmithAttack on Titan, Jun SatouWorking!!!, além de muitos outros.

Rie Kugimiya é vencedora do Seiyuu Awards e ativa na indústria desde 1992. Rie é famosa por emprestar voz a personagens tsunderes como Taiga Aisaka e LouiseZero no Tsukaima, ele é conhecida por alguns como a “Rainha do Tsundere”. Além dessas duas personagens, ela deu voz a Alphonse ElricFullmetal Alchemist, ShanaShakugan no Shana, KaguraGintama, Mizore ShirayukiRosario + Vampire, entre  outros.

Seiyuu
©Toradora! / J.C.Staff

Por último, não podia deixar de falar de Hiroshi Kamiya que simplesmente é um mito diante dos Seiyuus e é considerado o melhor do melhores por muitos. Hiroshi está nesse ramo desde 1994, ele é conhecidíssimo por ser a voz a inúmeros protagonistas muito bem conceituados como é o caso de YatoNoragami, Levi AckermanAttack on Titan, Shinji MatouFate/stay night, Trafalgar Law – One Piece.

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.