O futebol individual e egoísta de Blue Lock Em busca do atacante perfeito, Blue Lock apresenta uma nova forma de jogar futebol

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Blue Lock
© Blue Lock

Blue Lock é aquele tipo de anime que vai te prender do início ao fim. Não somente pela premissa da narrativa, mas também pelos personagens. Além de carismáticos, possuem um desenvolvimento muito interessante. Alguns são envoltos por camadas profundas.

Em busca de montar um elenco perfeito, constituído apenas de atacantes, o “projeto Blue Lock” visa colocar a seleção japonesa no mapa. Cansados de serem sempre menosprezados pelo nível mundial, o objetivo é abandonar o coletivismo e focar em jogadores egoístas e com um faro aguçado para marcar gols a qualquer custo.

Embora seja uma tarefa difícil de ser executada na prática, os personagens, por meio de suas habilidades intrínsecas, fazem dar certo. E acompanhar essa jornada de tornar-se o melhor atacante do mundo é uma experiência única e, sem dúvida, fora do normal. O projeto Blue Lock está em desenvolvimento. E ele promete revolucionar o futebol de uma vez por todas.

Em busca do melhor atacante do mundo

Em resumo, reiterando, o projeto Blue Lock foi criado para transformar a seleção do Japão em uma equipe vitoriosa. Para isso, 300 dos melhores atacantes do país foram convocados para esse experimento. Aliás, é aqui que tudo se inicia e o propósito ganha forma.

Ademais, acompanhando o desenvolvimento do Blue Lock e os limites dos jogadores, fica nítido que é um processo árduo, excêntrico, mas também muito empolgante e divertido, sobretudo. As várias provas das quais os jogadores são submetidos e como eles enfrentam é uma sequência absurda de determinação e resiliência.

Blue Lock
© Blue Lock

Além disso, acompanhamos toda essa trajetória por meio da ótica do protagonista, Yoichi Isagi. A evolução dele é nítida no decorrer da história. Não somente dele, mas de todos os demais personagens da trama. Contudo, acompanhar ele, em específico, é interessante, visto que, além de um bom atacante, ele também funciona muito bem como um armador.

Ele mais é um armador do que um finalizador. Esta é a maior qualidade dele e o anime faz questão de enfatizar isto a cada nova partida que eles disputam. Como já supracitado, esse tocante aos personagens é algo muito bem trabalhado no anime. É praticamente impossível acompanhar Blue Lock e não criar algum vínculo com os personagens. Seja apatia ou empatia.

Um time formado apenas por atacantes e as várias menções a jogadores famosos

Talvez, um dos maiores questionamentos seja a funcionalidade do time. Como uma equipe, que deve distribuir funções para cada jogador a fim de conquistar o objetivo comum, pode dar certo apenas com jogadores que exercem a mesma função? E essa dúvida não é somente de quem assistia, mas o anime também aborda isto, gerando discussões entre os personagens dentro de campo.

Porém, toda essa questão também faz parte do projeto e serve como uma espécie de armadilha para fazer com que os jogadores extraiam o melhor de si mesmos. Afinal, esse é o objetivo do Blue Lock.

Blue Lock
© Blue Lock

Por fim, no desenrolar dos episódios, há várias menções a jogadores famosos, como Pelé, Messi, Zico, Cristiano Ronaldo, Neymar. Se tratando de um anime de futebol que visa a formação do melhor atacante do mundo, é de se esperar que grandes lendas do esporte sejam mencionadas.

É apenas um detalhe, mas que pode fazer uma diferença no quesito imersão. Então vale a pena a informação. Ademais, soube que no mangá há mais referências. Principalmente a times, como Real Madrid, Barcelona e por aí vai. Talvez com algumas modificações no nome, provavelmente por conta de direitos autorais, mas que é meio óbvio qual time é.

Um bônus para você que curtiu Blue Lock: Ao Ashi

Em síntese, assista Blue Lock. É um anime bem interessante, empolgante e que possui uma narrativa um pouco diferente de tudo que você está habituado. Porém, outro anime que vale muito a pena dar uma conferida é Ao Ashi. Se você assiste animes de futebol porque realmente ama o esporte, é uma boa dar uma chance para ele.

Ao Ashi
© Ao Ashi

Diferente de Blue Lock, que não exatamente utiliza o recurso de super poderes ou algo do gênero, mas que é bem intenso e insano na forma visual de retratar os fatos, Ao Ashi é mais pé no chão e realista. O foco está em formações e táticas. Além do mais, também tem um plot twist bem legal envolvendo o protagonista na metade da história.

Finalizando a crítica sobre o anime Blue Lock

Em conclusão, assistam Blue Lock. Novamente, além de uma narrativa singular, o desenvolvimento dos personagens faz valer todo o tempo investido nesta obra. No que tange aos aspectos visuais, não há o que falar. O estúdio entregou um ótimo trabalho.

Por fim, pelo fato do mangá ainda estar em desenvolvimento, a primeira temporada do anime terminou em aberto. E claro, como esperado, em um momento ápice que, se você não ficou absorto em momento algum e o anime conseguiu te envolver por completo, vai te deixar com uma forte ansiedade e um gostinho de quero mais.

Blue Lock
© Blue Lock

Se você que está lendo este texto terminou o anime recentemente e se enquadra nesta situação citada acima e não quer esperar até que a segunda temporada da animação estreie, você pode continuar no mangá a partir do capítulo 94.

Por último, deixe aí nos comentários o que você achou de Blue Lock. Queremos saber a sua opinião. E caso queira saber um pouco mais sobre o anime, assista o vídeo onde comento sobre o primeiro episódio.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.