Rapadura é Doce, Mas Não é Mole Não – Trailer Yu Yu Hakusho Confira uma breve análise crítica do mais recente trailer da nova adaptação live action da Netflix

Bolinhodearroz
Yu Yu Hakusho
©Netflix / Yu Yu Hakusho

Recentemente fomos agraciados com dois trailers das futuras novidades da Netflix: Avatar e Yu Yu Hakusho, por isso pensei em trazer para o público da United um pouco sobre um em específico. Yu Yu Hakusho foi a minha escolha por diversos motivos que desdobrarei daqui para frente, além do fato de ser uma adaptação de anime/mangá que é um dos grandes focos do site.

Com previsão de estreia para 14 de dezembro deste ano, a adaptação para live action de Yu Yu Hakusho parece buscar replicar o sucesso que teve One Piece, mas uma coisa que devemos lembrar é que são territórios muito diferentes e que a adaptação do bando do Chapéu de Palha foi um acerto em um milhão que nem sempre poderá se repetir.

Quantas vezes tivemos que nos decepcionar com adaptações antes até que chegasse algo bom como Samurai X, Alice in Borderland e One Piece? O maior problema da indústria de produções audiovisuais é que eles pensam que porque acertaram em um, irão acertar em todos, mas então esquecem dos grandes traumas dos fãs de animes e que já estamos calejados com tudo o que acompanhamos dessas adaptações. Fato é que o recente trailer de Yu Yu Hakusho (ao contrário do de Avatar) dividiu em muito as opiniões do público geral.

Yu Yu Hakusho
©Netflix / Yu Yu Hakusho

Antes de começarmos a destacar os principais problemas do que foi divulgado, vamos lembrar que trailers podem nos enganar e nem sempre o que é mostrado em poucos minutos será entregue a longo prazo, por isso tanto posso acertar quanto errar nas minhas críticas e faz parte do significado de “projetar”, afinal nada é definitivo e, como em Sonic, muito ainda pode mudar.

Agora partindo para a análise do trailer, vamos começar dando a César o que é de César: no geral o trailer está muito bem construído, excelentes cenas de ação, abordando personagens icônicos da história e mostrando que seus efeitos especiais podem nos surpreender, além de acertarem muito trazendo a dublagem original logo de cara.

Para não sermos totalmente injustos, antes das críticas, quando assistimos podemos notar também que nosso querido Yusuke está muito bem caracterizado fisicamente, assim como a Mestra Genkai, Toguro, Koenma, Keiko, Botan e alguns outros vilões que surgiram rapidamente. Não devo tirar o mérito dessas produções e admito que a Netflix acertou bastante nesse quesito, assim como nos tons escolhidos e na atmosfera geral das batalhas.

Porém, aproveito esses elogios para trazer críticas intrínsecas a essas escolhas. Sobre essa “atmosfera” que se definiu como um acerto, devo dizer que, em determinados ângulos, acaba atrapalhando a particularidade do próprio anime e transforma alguns personagens mais engraçados em pessoas tristes, como o próprio Yusuke que não demonstrou nem um pouco de sua personalidade debochada nesse trailer, mesmo em sua versão com o dublador original. O que essa preview deixou transparecer é que teremos um protagonista extremamente sério e sem muita graça durante todo o percurso.

Yu Yu Hakusho
©Netflix / Yu Yu Hakusho

E por falar em elementos visuais, o que dizer de Kurama e Hiei? Mas que tristeza essa caracterização. Aquele terceiro olho do Hiei não me convenceu muito e essa peruca falsificada do Kurama me deixa com tanta vergonha alheia que não consigo nem olhar por mais do que dois minutos. E isso tudo vindo de uma produção que acertou em cheio nos outros personagens, porque até mesmo o Kuwabara está com um visual mais palatável do que aquela lace horrível do Kurama.

Yu Yu Hakusho
©Netflix / Yu Yu Hakusho

Pode até parecer que estou exagerando em algumas críticas, mas a partir do momento que eles se propõem a fazer uma adaptação live action de um anime muito amado, devem estar preparados para qualquer reclamação, afinal é como eu disse: estamos vindo de uma série de adaptações extremamente ruins de animes que nos fazem desacreditar totalmente da capacidade dos estúdios de abordarem com o mínimo de qualidade aceitável as histórias que não são feitas para serem reproduzidas com pessoas reais.

E mais uma coisa, se analisarmos bem, também poderemos notar uma certa pressa nessa adaptação, com o trailer já nos mostrando pontos principais do Torneio das Trevas que é um arco bastante extenso, porém que só vem após um importante e longo desenvolvimento dos personagens. Aparentemente eles irão resumir bastante o primeiro arco do Detetive Espiritual e não economizaram suas melhores armas (grandes vilões do torneio) no trailer. Minha aposta é que os produtores não estão tão confiantes e escolheram abordar um bom arco logo no começo para segurar o público para uma nova temporada, sem flopar.

Yu Yu Hakusho
©Netflix / Yu Yu Hakusho

Então devemos ser justos, porque por mais que, visualmente, o trailer agrade grande parte do público, está claro que algumas coisas incomodam e nos fazem desconfiar do que pode vir. E é por isso que muitos espectadores estão com opiniões divididas e não apostam suas fichas na série, eu mesma sou uma delas e quero me surpreender positivamente. Vamos então, aguardar o que virá

Antes de finalizar, devo destacar mais uma vez que não é porque eles acertaram com One Piece e Alice in Borderland que poderão acertar em TUDO que fazem, só devemos estar atentos e preparados para qualquer resultado. Pessoalmente, não tive uma boa impressão geral com esse trailer, mas curti o suficiente para querer dar uma chance quando sair.

Yu Yu Hakusho
©Netflix / Yu Yu Hakusho

Então comentem aqui suas próprias opiniões acerca desse trailer, se possuem algo a acrescentar sobre minhas críticas ou até mesmo se discordam, afinal todos temos direitos a opiniões diferentes. Não se esqueçam também de compartilhar em suas redes sociais e abrir mais espaço para outras discussões.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.