Sobre Haikyuu!!, o fenômeno entre o público nas Olimpíadas O anime que virou assunto esse final de semana e por um bom motivo

Bolinhodearroz
Haikyuu!!
©Production I.G / Haikyuu!!

Muito se foi pedido por referências a animes durante a abertura das Olimpíadas, mas foram desejos em vão. No entanto, os próprios fãs conseguiram fazer os animes se sobressaírem quando era a hora de alguma modalidade e o maior deles foi Haikyuu!!.

O mais interessante em toda essa situação é que existem várias modalidades em competição durante as olimpíadas e também muitos animes diferentes que abordam alguns desses esportes (aqui, aqui e aqui), porém essa empolgação toda para cima do vôlei é muito mais do que o esporte em si, mas sim pelo fenômeno que foi Haikyuu!! recentemente.

Haikyuu!!
©Production I.G / Haikyuu!!

Nos últimos anos, Haikyuu!! teve sua quarta temporada (to the top) dividida em duas partes e, ainda por cima, em um momento decisivo entre os jogos do anime, colocando o Karasuno em um estado preocupante para os fãs que só acompanhavam o anime (pois o mangá já encontrou seu fim faz um tempo). Talvez esse tenha sido o elemento motivador para ele ser tão desejado pelo público, ou foi por seu próprio mérito como a produção sensacional que é, mas o que se sabe é que, em seu retorno da segunda parte, Haikyuu!! estava sendo tão comentado que até virou Trending Topic no Twitter.

Óbvio que, em suas épocas, outros animes de esportes foram a sensação do momento e que Haikyuu!! é o mais recente, mas é incrível que ele conseguiu se sobressair, da sua forma, até junto de estreias como Jujutsu Kaisen e o retorno de Shingeki no Kyojin. Mas o que gostaria de enfatizar aqui é que, muito também por ser a estrela desses últimos anos, o mesmo foi o mais pedido e comentado nas Olimpíadas, tanto que foi um dos animes que ganhou seu tema tocado durante uma partida a pedido de muitos fãs.

Haikyuu!!
©Production I.G / Haikyuu!!

Porém, o que faz Haikyuu!! tão amado e aclamado assim? A fórmula é muito mais simples do que se imagina: é tudo graças à emoção carregada em cada cena. Hinata Shouyou é o protagonista do anime que ganhou todo o público com seu jeito animado e destemido de ser, aquele que nunca desiste e sempre quer superar o seu máximo para alcançar o seu sonho (um elemento bem comum em protagonistas shounen, aliás). No entanto, é toda a entrega do time, em conjunto com seu colega impulsivo, que torna a história do anime tão especial.

O anime em si consegue nos prender de tal forma que começamos a adentrar verdadeiramente em um esporte que não é tão famoso quanto o futebol, mas que sempre esteve ali na nossa vida. O voleibol na história consegue ser tratado com tanta importância e tanto amor que essa empolgação nos contagia e nos faz torcer e vibrar com cada sacada, cada bloqueio e cada estratégia decisiva por um milímetro de distância ou um milésimo de segundo restante.

Haikyuu!!
©Production I.G / Haikyuu!!

Ali são muitas camadas aprofundadas em cenas de jogos e até mesmo de treinamentos, nos mostrando que se trata muito além do que apenas um anime de esporte, pois ele faz a história se entrelaçar e se destacar a cada jogada dos garotos, até mesmo as mais simples. Tudo ali tem um motivo para acontecer e todos têm seus motivos para insistirem em ganhar e se superar.

Hinata pode ser o protagonista, mas todos os personagens ganham seu próprio desenvolvimento à medida que tudo acontece e tudo parte do princípio do esforço do próprio Hinata também.

Para resumir um pouco a sinopse: Hinata Shouyou era um garoto quando viu na televisão, pela primeira vez, o Pequeno Gigante (um jogador de voleibol muito talentoso) jogando e se destacando em um campeonato nacional, fazendo com que aquele menino despertasse uma enorme paixão pelo esporte e tornasse como seu objetivo de vida chegar ao topo entre os mais talentosos como aquele que virou seu maior ídolo.

Haikyuu!!
©Production I.G / Haikyuu!!

No entanto, o mesmo possui um fator que poderia até desmotivar qualquer pessoa que não tivesse sua mesma determinação: ele é baixinho demais para o vôlei. Mas, como já dito, aquele garoto é muito diferente e isso só consegue ser um elemento ainda mais impulsionador para correr atrás de seu objetivo e se sobressair entre todos. Até que, um dia, ele é friamente derrotado (ainda durante seu ensino básico) pelo time daquele que era conhecido como o “Rei da Quadra”: Tobio Kageyama, fazendo surgir, assim, o rival necessário para a história de vida de Hinata em seu caminho para ser o melhor.

Quando chega no ensino médio e decide entrar para o time de sua escola, o Karasuno, algo que ele nunca poderia imaginar aconteceu, pois ele descobre que aquele que seria seu grande rival também estaria fazendo parte do mesmo time. O mais interessante em tudo isso é que o mesmo consegue deixar o ressentimento de lado e usa essa sua “fúria” como motivo para estar sempre melhorando JUNTO do Kageyama, pois agora eles atuam como uma dupla perfeita e sua sincronia extraordinária é a responsável por grande parte das vitórias do Karasuno nos jogos.

Haikyuu!!
©Production I.G / Haikyuu!!

Assim vamos acompanhando Hinata Shouyou e Tobio Kageyama, dois rivais que se desafiam constantemente para evoluírem em conjunto e trabalharem em uma equipe com outros personagens igualmente singulares e talentosos, porém todos com seus bloqueios emocionais que fizeram o Karasuno estagnar por um tempo, até que essa dupla chega para despertar algo muito intenso entre os colegas e trazer a motivação que faltava para o time trabalhar como nunca para alcançar a vitória entre gigantes de outros colégios e regiões.

Não se engane caso pense que Hinata é o único ali com desejo de chegar ao topo, pois à medida que a história avança percebemos que todos sempre tiveram grandes sonhos e sempre amaram o vôlei, o que lhes faltava era alguém como o Hinata que mostrasse que é possível lutar e evoluir apesar dos erros e das perdas. Tudo isso é o que faz Haikyuu!! ser tão especial. 

Haikyuu!!
©Production I.G / Haikyuu!!

Ali a amizade é um grande destaque, que une a todos e ajuda-os a se desenvolver nas suas fraquezas, que nos faz vibrar com as jogadas que se acertam e nos deixam tão nervosos antes de um saque. A evolução de cada personagem, a rivalidade usada como elemento de crescimento em habilidades, os treinamentos duros e os diálogos entre todos, são esses os fatores que ligam a história principal de Haikyuu!! e fizeram com que o anime se tornasse tão comentado e tão amado.

Haikyuu!!, antes de tudo, é uma história que prova como tudo é só questão de entrega. Seja em qualquer ocasião e em qualquer lugar que goste e queira usar seus talentos, quando você dá tudo de si e usa suas desvantagens para conseguir crescer, tudo irá mudar. Essa fórmula, em conjunto com o desenvolvimento das amizades e das histórias de cada personagem, faz o anime ser tão singular e ganhar tantos fãs. Em poucos animes de esporte conseguimos sentir tanta emoção quanto é sentido ali, em cada jogada, com as reações dos jogadores, em cada flashback por trás de um lance específico e em cada impacto moral sobre os pontos perdidos e ganhos nas partidas, tudo nos leva a torcer incansavelmente, como se cada momento fosse um jogo real de tudo ou nada do nosso time de coração.

Haikyuu!!
©Production I.G / Haikyuu!!

É tão interessante como Haruichi Furudate conseguiu fazer com que a história se desenrolasse e se encontrasse em cada partida, tornando até mesmo momentos específicos e frações de mudanças em cada personagem, durante um jogo, fizesse tanta diferença para uma reviravolta impressionante. Vale ressaltar, também, que muito do que acontece não é inventado e várias jogadas são realmente inspiradas na vida real, fazendo uma bela comparação entre a ficção e a realidade, inclusive até citando o Brasil em diversos momentos e como grande inspiração para os personagens principais (seja no anime e no mangá).

Para eles, o que nós não damos tanto valor, é a sua paixão. O que vemos em Haikyuu!!, portanto, é a entrega de corpo e alma dos garotos, suas reações com os resultados, sua determinação em se superar a cada partida e a amizade construída e desenvolvida em todo episódio. Ali não são apenas jogadores de um mesmo time, são amigos com conexões profundas que fazem a equipe ser tão unida e tão poderosa, mesmo em meio a outros times tão talentosos. E são muitos talentos mesmo, tanto que cada jogo nos deixa em aflição com a possibilidade do Karasuno perder.

Haikyuu!!
©Production I.G / Haikyuu!!

E, só para finalizar, o anime não se sobressai apenas na história, mas também em sua trilha sonora esplêndida e em uma animação tão fluída que não nos deixa perder cada momento e cada mera jogada, sem nenhum exagero. O design de animação é tão detalhista que não nos deixa perder nenhuma reação, nenhum passe, nenhuma decisão importante em movimento ou nenhum saque, nada mesmo. O que nos mostra que todo o envolvimento desse anime vai desde um simples diálogo entre dois jogadores, até a trilha sonora empolgante que nos anima do início ao fim.

Portanto, muito mais do que apenas por ser um anime de um esporte que está presente nas Olimpíadas, Haikyuu!! se destacou em diversos ângulos e por inúmeros motivos entre os assuntos mais comentados atualmente. E, ao que tudo indica, SK8 também pode ganhar um pequeno aumento de público, após tanta torcida nas disputas de skate recentemente.

Haikyuu!!
©Production I.G / Haikyuu!!

Então fica aí a dica de anime para quem ainda não assistiu e gostaria de saber porque tanta gente comenta sobre. E para aqueles que viram: deixem aí nos comentários o que acham de Haikyuu!! e se querem logo um retorno para a quinta temporada, em breve. Quem sabe esse ano não sejamos agraciados com a nova temporada?

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments