Exclusividade com o Disney Plus ameaçaria a indústria de anime Disney destruidora de seus concorrentes?

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Disney
©Tokyo Revenger

O portal japonês Myjitsu compartilhou um artigo apontando que a distribuição exclusiva se tornou uma ameaça para a indústria de anime, nomeadamente devido ao tratamento que o Disney Plus dá às séries que licencia em exclusividade. Segundo o artigo, esse acordo acabou afetando irreparavelmente a popularidade que obras como Tokyo Revengers 2ª Temporada, Summer Time Rendering e Hataraku Maou-sama! 2ª Temporada poderiam ter tido.

“A segunda temporada do anime “Tokyo Revengers” estreou em 7 de janeiro, mas até o momento não teve a popularidade que deveria. Na verdade, não se deve esquecer que a primeira temporada atraiu bastante atenção e se tornou um fenômeno social.”

“A combinação do romance de viagem no tempo, drama de ficção científica e gangues atraiu um grande número de leitores e o mangá se tornou um sucesso estrondoso. A primeira temporada do anime foi ao ar em abril de 2021 e foi uma das séries mais transmitidas segundo registros da GEM Partners ao final de sua transmissão, concorrendo com grandes projetos como “Kimetsu no Yaiba” e “Jujutsu Kaisen”.”

“Claro, a segunda temporada do anime também estava sendo aguardada com ansiedade. De acordo com as listagens no site de resenhas da Filmarks, era a série mais esperada para a temporada de inverno de 2023 (janeiro-março). No entanto, quando a transmissão começou, praticamente ninguém falava sobre esta segunda temporada. Na verdade, sua popularidade não é mais nem um décimo do que era há alguns anos.”

“Existem muitas teorias, mas a mais aceita indica que a queda de popularidade do anime ‘Tokyo Revengers’ decorre do fato de ter se tornado uma transmissão exclusiva da plataforma Disney Plus no Japão. Isso se refletiu em comentários como: “Oh, Tokyo Revengers começou sua segunda temporada? Como é um exclusivo Disney Plus, não tinha percebido”; “Muito burro da parte dos produtores, é como se o objetivo deles não fosse ser popular”; ‘Uma distribuição exclusiva é uma decisão ruim e a indústria de anime deveria perceber isso’; “Não importa o que você produza, se não estiver disponível em mais de uma plataforma, ninguém vai olhar para isso”; entre outros.”

“Antes de mais nada, não é a primeira vez que o Disney Plus faz com que uma série não tenha a popularidade esperada. Por exemplo, mesmo quando um mangá popular como ‘Summer Time Rendering’ publicado no serviço Shonen Jump Plus foi adaptado para anime, a distribuição foi exclusiva para a plataforma Disney Plus. Naquela época, muitas pessoas eram contra a distribuição ser exclusiva, e até agora muitos lamentam que a produção tenha tomado essa decisão, citando comentários como: “Summer Time Rendering poderia ter tido a popularidade que merecia se não fosse uma distribuição exclusiva de Disney Plus”; e “Não se houvesse exclusividade, Summer Time Rendering teria dominado sua temporada”.”

“Além disso, a segunda temporada de “Hataraku Maou-sama!” também foi distribuído exclusivamente no Disney Plus no Japão. Quando isso foi anunciado, houve muitos comentários contra essa decisão. A primeira temporada, que foi ao ar em 2013, foi uma série bastante popular, então a sequência foi muito aguardada, considerando que veio quase uma década depois. No entanto, apesar disso, esta segunda temporada terminou sem se tornar relevante por um segundo, provavelmente culpa da distribuição exclusiva.”

“Do ponto de vista da produção, a distribuição exclusiva tem muitas vantagens, mas se você pensar nisso do ponto de vista de se tornar popular e ganhar fãs para apoiar o projeto, há muitas desvantagens. Haverá mais projetos que sacrificarão a popularidade por mais dinheiro?”

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.