Dr. STONE – Livro do consultor científico da obra é quase proibido no Japão Os livros não endossam a pseudociência

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Dr. STONE
©Dr. STONE

Em fevereiro, a Amazon Japan retirou dois livros da série de não ficção Arienai Rika (Impossible Science) de Yakuri Kyououshitsu. Yakuri Kyoushitsu é o nome de um grupo de escritores científicos; eles são notáveis ​​por atuarem como consultores para a série de mangá Dr. STONE a partir do décimo volume. A série é bem vista pela comunidade de ficção científica, tendo conquistado o quadragésimo nono Prêmio Seiun na categoria não-ficção.

Dr. STONE
©Dr. STONE

O motivo da retirada dos livros? Em resposta à pergunta da Sansai Books, a Amazon Japan respondeu que o livro foi considerado “prejudicial para os jovens” sob a lei da Prefeitura de Tottori. Como resultado, a Amazon Japan suspendeu todas as vendas para impedir que o livro fosse enviado para Tottori. Quando a Sansai Books pediu à Amazon Japan para listar novamente os livros, a Amazon respondeu que só seria possível se eles fossem arquivados como livros para adultos (18+). A editora não concordou com os livros sendo listados como conteúdo adulto, e os dois lados não conseguiram chegar a um acordo. Os livros, incluindo as versões eletrônicas, ainda não estão disponíveis na Amazon.

A Sansai Books então entrou em contato com o governo da província de Tottori para perguntar que parte dos livros era considerada ‘prejudicial’, mas recebeu apenas um resumo de uma página da conferência de revisão da Portaria de Desenvolvimento Saudável da Juventude de Tottori. Em comunicações posteriores, o contato afirmou que a decisão foi baseada no “conteúdo geral” dos livros, e não em seções específicas.

Normalmente, as designações de “publicação nociva” só podem ser aplicadas dentro do município e, portanto, não podem ser estendidas para vendas fora da prefeitura. No entanto, em outubro de 2021, a Prefeitura de Tottori revisou sua Portaria de Desenvolvimento Saudável da Juventude após o caso de assassinato com besta de 2020 na província de Hyogo. Isso permitiu que o governo local proibisse a venda on-line de brinquedos com lâminas e literatura nociva aos jovens que moravam na prefeitura.

No passado, obras cobertas pela Portaria de Desenvolvimento Saudável da Juventude do Governo Metropolitano de Tóquio foram impedidas de vendas on-line de maneiras que afetam sua distribuição em todo o país, mas é incomum que as instalações de leis em outras prefeituras tenham consequências tão abrangentes. Em um artigo na semana passada recapitulando a saga até agora, a Sansai Books criticou a falta de transparência do governo da província de Tottori, argumentando que o abuso de poderes do governo tem implicações preocupantes para a liberdade de expressão.

A Sansai Books continua a vender as publicações através da sua própria loja online, mas lamenta a retirada da listagem da Amazon, salientando que ‘90%’ das suas vendas são feitas através da plataforma. Os livros Arienai Igaku Jiten e Arienai Kоousaku Jiten oferecem instruções acessíveis para a criação de invenções “bombásticas”, como medicamentos, eletrônicos e detonadores, usando materiais comumente vendidos. A editora enfatiza que os livros não endossam a pseudociência (e de fato contêm seções críticas a ela), nem contêm material para adultos.

Fonte: Aqui! 


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.