Hikaru Kondo explicou a situação crítica da Ufotable e a razão pela qual ele sonegou impostos A real culpada seria a indústria anime...

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Kimetsu no Yaiba
©Kimetsu no Yaiba

Em um longo artigo publicado pelo Yahoo! News Japan, o relato das declarações de Hikaru Kondo, fundador e diretor dos estúdios Ufotable, foi escrito durante suas audiências após ser acusado de sonegação de impostos. Kondo explicou que depois de cada produção os estúdios ficavam no vermelho e que na indústria de animação de hoje, onde os comitês de produção não aumentam os orçamentos, eles não podem mais aceitar qualquer trabalho.

“Em 10 de dezembro, o Tribunal Distrital de Tóquio condenou o réu a um ano e oito meses de prisão, com suspensão de três anos, e multou-o em 30 milhões de ienes em um caso de evasão fiscal no que o fundador e presidente da empresa Ufotable, Hikaru Kondo, 52, foi acusado de violar a Lei Tributária das Sociedades Anônimas. Na segunda audiência, realizada em 1º de novembro, Kondo fez uma declaração chocante durante seu interrogatório. Porque é que a nova figura carismática da indústria da animação, que já produziu alguns dos maiores êxitos de todos os tempos, mas disse publicamente que recusou propostas de clientes para a produção de novas obras, tem de recorrer à evasão de impostos?.”

“Kondo formou-se em engenharia numa universidade privada em Tóquio e, depois de ter trabalhado como facilitador de produções anime na Tokyo Movie Shinsha (agora TMS Entertainment) e outras empresas, fundou e tornou-se presidente da Ufotable em outubro de 2000, quando tinha 30 anos de idade.A empresa está envolvida em uma ampla gama de negócios relacionados às suas produções de anime, incluindo televisão, teatro e planejamento e produção de jogos, administração de restaurantes e teatro, bem como a venda no varejo e pelo correio de produtos relacionados a anime. Ele também participou do planejamento e produção de “Machi ★ Asobi”, um evento relacionado a anime e jogos que é realizado duas vezes por ano em sua cidade natal, Tokushima City, Prefeitura de Tokushima, por cerca de 9 anos. Até que foi investigado à força pelo Departamento de Inspeção do Escritório Tributário Regional de Tóquio no início de março de 2019, e continua participando do evento como colaborador.”

Kimetsu no Yaiba
©Kimetsu no Yaiba

“Desde o ano fiscal encerrado em agosto de 2012, a Ufotable teve uma série de produções de animação de sucesso na televisão e nos cinemas, como Fate / Zero, Fate / Stay Night, Katsugeki / Touken Ranbu e Kimetsu no Yaiba. Kondo realizou eventos relacionados a essas obras em restaurantes próprios, como “Ufotable Cafe” e “Machi ★ Asobi CAFE”, e ali vendeu produtos afins, aumentando assim as vendas de café e produtos. No processo, a tentação da evasão fiscal atingiu o acusado.”

“Kondo comenta:’Na verdade, só lucramos com o refeitório e com a venda dos nossos produtos. Graças a estes dois fatores pudemos continuar produzindo animação, mas se o nosso trabalho não for bem-sucedido e não houver perspectiva de atrair visitantes ao café ou vender mercadorias, não poderemos pagar os salários dos nossos funcionários nem os custos de produção. Eu queria ter certeza de que tinha algum dinheiro para não ter que me preocupar com capital de giro se algo desse errado.””

“Em seguida, Kondo se concentrou na mencionada exclusão das vendas de cafeterias e outros restaurantes. Devido às altas comissões pagas às empresas de cartão de crédito, todos os restaurantes administrados pela Ufotable são pagos em dinheiro. Inicialmente, os funcionários de cada loja tinham acesso a uma caixa registradora para verificar os números das vendas, que depois eram recolhidos pelo réu ou seus funcionários. Porém, em algum momento, o réu bloqueou as caixas registradoras de todas as lojas para que os funcionários não pudessem verificar os números das vendas.”

“Kondo comentou:’Houve um período em que tínhamos muitos trabalhadores a tempo parcial que iam ao nosso armazém no meio da noite e publicavam nas redes sociais: ‘Estou no armazém, caso você queira algo.’ Eu estava preocupado que um funcionário pudesse escrever algo nas redes sociais como ‘Ufotable está ganhando muito dinheiro’, então pedi ao funcionário responsável na época que contatasse o operador da caixa registradora e pedisse que excluíssem os dados dela e restringisse o acesso a ele por enquanto””.

Kimetsu no Yaiba
©Kimetsu no Yaiba

“No final, Kondo e Ufotable reduziram as suas receitas ao excluir regularmente parte das receitas das vendas de vários restaurantes que geriam e adiar a gravação das vendas da obra de animação televisiva que produziam, como GOD EATER, para o ano seguinte. Ele ocultou uma receita de negócios totalizando aproximadamente 441 milhões de ienes nos três anos fiscais de 2015, 2017 e 2018, e evitou um total de aproximadamente 138 milhões de ienes em impostos corporativos (incluindo imposto corporativo local) e consumo (incluindo imposto de consumo local). Em meados de janeiro de 2019, quando a Divisão de Impostos da Repartição de Impostos Regional de Tóquio, a Seção de Investigação de Documentos e a Repartição de Impostos de Nakano conduziram uma investigação sem aviso prévio da empresa, o réu, em desgosto, deu instruções aos seus funcionários por telefone para apagar os dados da caixa registradora. No entanto, após alguns minutos, disse-lhe que informaria a Agência Fiscal como estava e que não havia nada a fazer.”

“Além disso, em março do mesmo ano, a Divisão de Inspeção do Escritório Regional de Impostos de Tóquio realizou uma busca forçada na Ufotable e na casa de Kondo e descobriu um total de aproximadamente 360 ​​milhões de ienes em dinheiro na casa do acusado no bairro de Suginami. O dinheiro não era guardado em um cofre, mas sim colocado de uma forma bagunçada pela casa. O inspetor viu um saco de papel contendo 60 milhões de ienes em um depósito no quarto do filho, e o próprio réu contatou o inspetor para confirmar seu paradeiro. Até a investigação da Agência da Receita Nacional, Kondo usava o dinheiro que mantinha em casa para pagar as despesas da empresa, bem como para comprar um terreno para sua casa (cerca de 78 milhões de ienes), para construir um estúdio que havia estabelecido na cidade de Tokushima (cerca de 110 milhões de ienes) e para comprar ações da Ufotable detidas por outros diretores (cerca de 2 milhões de ienes).”

“O réu se declarou culpado de evasão fiscal e pagou todos os impostos adicionais devidos. Kondo declarou: ‘Minha esposa contadora e eu coletamos dinheiro, e o dinheiro em nossa casa incluía minha compensação legítima e a de minha esposa. Havia muitas notas de 1.000 ienes e de 100, porque eu as deixei em dinheiro sem distinguir entre as vendas arrecadadas no café e a remuneração para mim e minha esposa. Não tenho conhecimento de ter utilizado pessoalmente o dinheiro da empresa sonegado pelos impostos, pois só consegui custear o terreno (da minha casa) e as despesas de construção com a minha legítima remuneração. Quando não estou dormindo, estou trabalhando ou pensando no trabalho. Não tenho hobbies e não me lembro de ter uma vida luxuosa. Evitei impostos porque queria ter algum dinheiro em caixa caso o negócio tivesse problemas.'”

Kimetsu no Yaiba
©Kimetsu no Yaiba

Por que Kondo estava tão preocupado com os problemas futuros do Ufotable?

“‘Parece haver um problema estrutural na indústria de animação: ‘os custos de produção pagos pelo cliente (o comitê de produção) são muito baixos.’ Kondo explicou: ‘Na indústria da animação, diz-se que apenas uma em cada dez produções é um sucesso, e hoje provavelmente é ainda menos. Se não tivermos sucesso, não conseguiremos vender mercadoria e os clientes não virão ao café, então se não nos esforçarmos para ter sucesso em tudo, acabaremos perdendo dinheiro. A qualidade exigida para a produção de animação está aumentando, e minha equipe e eu nos esforçamos para atendê-la, mas devido aos baixos custos de produção oferecidos pelos clientes, sempre acabamos no vermelho após cada produção. Nossa empresa tem sorte porque descobrimos que temos um sucesso, caso contrário, iríamos à falência. Sempre me perguntei por que estou trabalhando em uma indústria que está sempre no vermelho. Foi doloroso”’.

“Embora a indústria da animação esteja em franco crescimento, os envolvidos na produção que responderam à pesquisa, incluindo o cenário, o storyboard, o diretor, a direção, a imagem original, a animação, a montagem, o produtor e o andamento da produção, expressaram suas opiniões grosseiras, como “até o custo da refeição é apertado”, “não podemos nos dar ao luxo de ter dinheiro em mente, corpo e espírito”, “está melhorando, mas ainda há uma grande lacuna com a sociedade em geral” e “não devemos esgotar os jovens”. Questionado pelo juiz do Tribunal Distrital de Tóquio, Akiyuki Tanaka, se seria difícil mudar a base da indústria, Kondo respondeu: “Não sei. Nesse setor, era normal pagar freelancers na forma de participação individual, pelo menos quando o dinheiro entrava. No entanto, achamos impróprio pagar tão pouco por um trabalho tão árduo, então, gradualmente, mudamos para um salário mensal. Também demos ao nosso pessoal um bônus de aproximadamente o dobro do que eles haviam recebido anteriormente. A base de custos de produção está aumentando gradativamente, mas isso não significa que o lado do cliente mudou, e sabemos que seria difícil administrar um negócio se todos os nossos funcionários estivessem em tempo integral. Mas tenho feito esse trabalho porque quero fazer uma boa animação, e nossa equipe só vai ficar feliz se a animação for boa, então não quero mudar isso. Eu continuo tentando descobrir como fazer isso”’.

“Segundo Kondo, a Ufotable tem atualmente 200 funcionários a tempo integral e tem como assessor um consultor laboral da segurança social para o ajudar a cumprir a reforma dos seus métodos de trabalho. O réu e sua esposa não estavam envolvidos em quaisquer questões contábeis. Eles também mudaram a forma como as vendas à vista em cafés e cantinas são creditadas diretamente na conta por cada gerente.”

Quando o promotor finalmente perguntou a Kondo como ele planejava lidar com as preocupações sobre a futura deterioração do negócio, ele disse com firmeza: “Como fui acusado de sonegação de impostos em junho de 2020, não aceitamos nenhum novo trabalho de animação e continuamos para trabalhar nos trabalhos que havíamos assumido antes (Depois das denúncias) não há problemas de gestão e temos recebido muitas ofertas, mas deixamos de aceitar trabalhos de animação que sabemos desde o início que não serão lucrativos. Até pensamos que, se a base atual de custos de produção na indústria de animação não mudar, teremos que fazer algo por conta própria. Agora procuro um emprego onde lhes possa propor negócios”.

“A produtora por trás do mega-hit “Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha-hen”, que quebrou todos os recordes de bilheteria no Japão, recusou pedidos para produzir novos animes. No entanto, por outro lado, esta declaração pode ser uma ‘declaração de guerra’ por parte de Kondo, que se tornou um novo aliado / estandarte da indústria de anime, a pedir aos seus clientes, como redes de televisão, empresas de cinema e editoras, que aumentam os custos de produção como representantes da indústria.”

Fonte:Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.