Japão multou duas agências por colocar anúncios em site de pirataria de mangá É a primeira vez que uma agência de publicidade foi responsabilizada em um caso de pirataria de mangá.

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Mangá
©Shounen Jump

O Tribunal Distrital de Tóquio ordenou que duas agências de publicidade, MM Lab e Global Net, paguem 11 milhões de ienes (cerca de US $ 96.000) por veicular anúncios no site japonês de pirataria de mangá Mangamura. O autor Ken Akamatsu (Love Hina, Negima!, UQ Holder!) entrou com o processo contra as duas agências, alegando que seu mangá foi publicado ilegalmente no Mangamura. Seu advogado afirmou que foi a primeira vez que uma agência de publicidade foi responsabilizada em um caso de pirataria de mangá.

O juiz Kouichi Tanaka decidiu que, uma vez que Mangamura infringe direitos autorais com sua pirataria, as agências que pagam a taxa de publicidade ao operador do site também colaboram na violação de direitos autorais. Ele também descobriu que as vendas de mangá da Akamatsu haviam diminuído devido à pirataria.

Em 30 de junho, o Tribunal Distrital de Fukuoka emitiu uma sentença culpada contra Romi Hoshino, também conhecido como Zakay Romi, suposto administrador de Mangamura, sob a acusação de violação de direitos autorais e ocultação de procedimentos criminais. Hoshino, 29, foi condenado a três anos de prisão, uma multa de 10 milhões de ienes (cerca de US $ 91.000) e uma multa adicional de 62 milhões de ienes (cerca de US $ 565.000). O último é baseado nos 62 milhões de ienes de receita que Hoshino ganhou do site e depositou em uma conta bancária estrangeira.

Um representante da Shueisha deu uma entrevista coletiva após o veredito, declarando que acreditava que a sentença era apropriada e que esperava que o veredito servisse como um impedimento. O representante disse ainda que “se as obras de quem deu tudo para criar forem dadas, estragam-se os alicerces para a realização de obras interessantes”. O site Mangamura foi lançado em 2016. As autoridades japonesas revelaram em maio de 2018 que estavam investigando ativamente Mangamura depois que a Kodansha e outros editores entraram com queixas criminais nos departamentos de polícia entre o verão e o outono de 2017.

Fonte:Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.