Zombieland Saga – J.K. Rowling ultiliza meme com Lily em um post polêmico Ela comparou dois momentos do feminismo

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Zombieland Saga
©Zombieland Saga

Em setembro de 2021, a mídia Mipon entrevistou o escritor Shigeru Murakoshi e o produtor Nobuhi Takenaka, membros-chave da produção de Zombieland Saga. Lá eles deixaram claro que a personagem de Lily Hoshikawa é um ‘otokonoko’, que é um termo japonês para homens que têm uma expressão de gênero culturalmente feminina. Ou seja, Lily é um menino que se identifica como menina, e que se veste como tal.

O termo não tem tradução literal, mas alguns o comparam ao travestismo (também conhecido grosseiramente como “traps”) e outros ao transgênero. Claro, um ‘otokonoko’ nunca será um termo para se referir a um transexual (ou seja, uma pessoa que passou por uma mudança de sexo cirúrgica e hormonal), o que significa que Lily Hoshikawa ainda é homem (ela tem membro masculino), mas se identifica como feminino.

Enfim, já tendo explicado toda essa confusão sobre as ideologias atuais, há também a antítese de tudo isso: a TERF, que é a sigla de Trans-Exclusionary Radical Feminist, que em sua tradução literal significa ‘Feminista Radical Transexcludente’. O termo é usado exclusivamente pelo coletivo feminista, então você pode não estar totalmente familiarizado com ele, embora possa ter ouvido alguma vez.

O termo é amplamente divulgado na Internet e é protagonista de fóruns e discussões acaloradas no Twitter, principalmente entre mulheres trans e mulheres cisgênero (aquelas que se identificam com seu sexo biológico). O termo é um tanto complicado de explicar, mas falando em partes, Feminista Radical refere-se a mulheres que buscam ‘um mundo sem homens’, e Transexcludente‘ continua a definição anterior, mas acrescenta a rejeição de mulheres trans (ou seja, não consideram transexuais ou transgenêros como “mulheres”).

Agora, uma das pessoas mais famosas do mundo, a autora de Harry Potter, J.K. Rowling, é considerada uma TERF, e recentemente compartilhou uma atualização no Twitter que, curiosamente, era estrelada pela própria Lily Hoshikawa.

 J.K. Rowling
© J.K. Rowling

Rowling compartilhou dois ‘memes’, um do passado e outro atual, e mencionou: ‘Mesma merda, século diferente.’ A da esquerda, que diz “What I would do with the sufragists”(O que eu faria com as sufragistas)’, é uma imagem antifeminista, que retrata a rejeição das mulheres que buscavam obter o direito ao sufrágio (à votar); enquanto a da direita, que diz “Shut the fuck up TERF (Cale a boca TERF)’, é uma imagem que retrata a rejeição do TERF.

Isso mesmo, Rowling compara esses dois momentos da história do feminismo, ou seja, ela se apresenta como uma mulher “perseguida” por pessoas que pensam diferente dela. Não vamos comentar as ideologias atuais, mas simplesmente compartilhar essa curiosidade justamente porque Zombieland Saga apareceu, embora você esteja à vontade para discutir nos comentários.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.