Revista Coro Coro será recolhida das prateleiras devido à arte controversa A polêmica foi grande e gerou vários protestos

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
Yarisugi!!! Itazura-Kun
© Yarisugi!!! Itazura-Kun

 

A Shogakukan anunciou recentemente que as vendas de sua revista mensal Coro Coro Comic serão interrompidas, após uma controversa representação do herói mongol e fundador do império Mongol Genghis Khan, que apareceu na última edição de março da revista.

A empresa vai retirar todas as cópias da edição de circulação e das prateleiras japonesas, e garante que reembolsará todos aqueles que já haviam adquirido a mesma. A Shogakukan pediu desculpas à todos que amam e respeitam Genghis Khan, e também pede para que a ordem se mantenha nas lojas e bancas japonesas, durante o recolhimento das cópias.

 

Mais:

O episódio iniciou-se no final de fevereiro. Na edição em questão, mais especificamente nas páginas do mangá de comédia Yarisugi!!! Itazura-kun, de autoria de Asumi Yoshino, uma imagem de Genghis Khan é mostrada, com um pênis desenhado em sua testa, e com a palavra “pênis”, escrita em japonês logo acima.

Isso não agradou muita gente, especialmente mongóis residentes no Japão, a embaixada da Mongólia em Tóquio, e até mesmo Asashoryu, ex-lutador de sumô e o primeiro mongol a se tornar um yokozuna.

Twitter de Asashoryu
© Twitter de Asashoryu

 

Para que todos entendam, em japonês, Genghis Khan se escreve como Chingisu Haan (チンギス・ハーン) ou Chingisu Kan (チンギス・カン). E em um quadro do mangá Yarisugi!!! Itazura-Kun, existem alguns espaços em branco, que ao serem preenchidos, formaram a palavra Chin Chin (チン・チン), que em japonês significa “pênis”.

Para contextualizar, no mangá Yarisugi!!! Itazura-Kun, neste momento estava ocorrendo uma espécie de competição de desenhar pênis (lembrando que o título do mangá, traduzido, seria algo como Você foi longe demais!!! Seu Brincalhão).

O ex-lutador Asashoryu publicou a imagem do quadro em questão do mangá em seu Twitter, e escreveu “Vocês estão tirando sarro de nosso ancestral! Você (o autor da obra) é um japonês sem dignidade!! Isto é imperdoável!! Peça desculpas!! Desculpas!! Onde está esse lixo de empresa!?”

Em Tóquio a situação foi ainda pior. Um grupo de cerca de uma centena de mongóis que residem no Japão se juntaram em frente ao prédio dos escritórios da Shogakukan, para protestar contra a companhia.

 

Twitter de @Morinhoor
© Twitter de @Morinhoor

Após o ocorrido, a Shogakukan enviou uma carta com um pedido formal de desculpas para Dambadarjaa Batjargal, da embaixada da Mongólia em Tóquio. A carta foi assinada por Yasuyuki Sagami, diretor do setor de comics da Shogakukan, e por Makoto Wada, editor-chefe da Coro Coro. A carta foi emitida tanto em inglês quanto em japonês, e pode ser conferida na página oficial do Facebook da Embaixada da Mongólia em Tóquio.

 

FONTE: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.