Vencendo a depressão: A força dos animes Japoneses! Veja como as lições dadas pelos animes japoneses podem te ajudar a sair da depressão!

Fabio Andrade
(Redator do Blog e Podcaster)
Naruto
© Naruto / Pierrot

Considerada como o “Mal do século” pela Organização Mundial de Saúde, a Depressão atinge milhões de pessoas no mundo todo, infelizmente essa situação é mais comum do que a imaginamos, para você ter uma noção, se estima que a cada minuto uma pessoa se suicide no mundo em função da doença. A depressão afeta o emocional da pessoa, e depois de afetada, a pessoa passa a apresentar tristeza profundafalta de apetite, de ânimopessimismobaixa autoestima, entre outros males.

É imprescindível que você busque o acompanhamento de um médico caso tenha sido diagnosticado com a doença, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado. Vale ressaltar um detalhe bem legal sobre como prevenir a doença, segundo especialistas, saber lidar com o estresse e compartilhar os problemas com amigos ou familiares é uma boa alternativa, e também ajudam a prevenir a depressão: o hábito de leitura, aprender coisas novas, ter hobbies, viajar e se divertir.

E falando sobre diversão, é neste ponto que entram os nossos tão amados animes japoneses, quero listar abaixo algumas reflexões poderosas que alguns animes trouxeram que, podem muito bem, lhe auxiliar ou lhe dar força para sair do poço da depressão.

Nunca Abandone seus amigos

Naruto
© Naruto / Pierrot

Um dos maiores senseis que já vi – para mim, é Hatake Kakashi, ele é forte, inteligente e muito inspirador quando se propõe a deixar de ler o livro “Jardim dos Amassos”(hahaha). Logo nos primeiros episódios do anime Naruto, escrito e ilustrado por Masashi Kishimoto, nos é apresentado o teste de seleção para o time 7, e neste teste, Kakashi fala uma frase que nunca saiu da minha cabeça:

“Aquele que não cumpre as regras é considerado um lixo, mas aquele que abandona seus amigos é pior que o lixo!”

Essa frase nos traz uma realidade muito importante jovem Otaku, muitas vezes nossos amigos estarão passando por problemas emocionais pesadíssimos, e é nesta hora que a amizade deve ser mais forte do que nunca, nunca abandone um amigo, até porque hoje é ele que esta passando por dificuldades, mas amanhã pode ser você, sozinhos somos alvos mais fáceis e podemos ser “ganhados” pela depressão, mas juntos podemos vencer.

É hora de recomeçar

Trigun
© Trigun / Madhouse

Com muita alegria quero citar aqui um clássico que realmente é um clássico, falo de Trigun que foi escrito por Yasuhiro Nightow em 1995, seu anime foi produzido pelo estúdio Madhouse, neste anime nos apresentam o grande pistoleiro Vash the Stampede, não pretendo entrar em muitos detalhes do enredo de propósito, pois, irei futuramente falar sobre este anime. No episódio 8 (fique tranquilo sobre spoilers), dentro de um trem, uma pessoa fala para Vash que merecia morrer por já ter feito muitas coisas ruins, e neste momento, nosso saudoso protagonista diz:

 “É hora então de recomeçar, o seu bilhete para o futuro está sempre em branco!”

Talvez você se sinta frustrado ou até decepcionado com coisas erradas que você tenha feito, mas pense nas palavras de Vash, todos podemos recomeçar, todos podemos tomar um novo caminho, não desista, seja qual for a dificuldade, não a nada que não consigamos vencer, planeje seu novo futuro, reorganize sua jornada, upe o level da felicidade do seu status.

Vença o Ciclo do Ódio

Naruto
© Naruto / Masashi Kishimoto

Uma vez li uma reportagem interessante sobre um pai espanhol que decidiu se reconciliar com seu filho que havia fugido para Madri. Cheio de remorso, o pai publica este anúncio no jornal El Liberal: PACO, ENCONTRE-SE COMIGO NO HOTEL MONTANA TERÇA-FEIRA AO MEIO-DIA. ESTÁ TUDO PERDOADO, PAPÁ”. Paco é um nome comum na Espanha. E quando o pai vai ao local combinado, encontra oitocentos jovens chamados Paco à espera de seus pais. Você não acha há necessidade de se tocar nesse assunto?

Um dos antagonistas mais icônicos do anime Naruto, sem dúvida é Pain (Nagato), este inimigo sempre dizia uma frase: “Mas se a vingança é chamada de justiça, então dessa justiça irá nascer ainda mais vingança”. Depois de matar muitas pessoas e destruir muitas coisas ele fez uma pergunta ao Naruto que me deixou apreensivo, a pergunta foi: “Como você vencerá o ciclo do ódio e trará a paz?”

Naruto
© Naruto / Masashi Kishimoto

Entenda, não era uma pergunta de fácil resposta, o Pain já tinha matado muitas pessoas queridas, e destruído muitas coisas, no primeiro momento Naruto não sabia o que responder, mas depois de ouvir a história de Nagato e lembrar de seu grande mestre Jiraya, decidiu seguir o caminho que, as vezes é mais difícil, mas é o caminho correto, o caminho do perdão, o caminho de acreditar que não existem somente pessoas ruins no mundo, acreditar que as pessoas, mesmo que sejam horríveis, podem mudar.

Muitas vezes a depressão por guardarmos muitas coisas ruins dentro de nós, uma vez eu ouvi de um psicólogo que “o ódio é um veneno que bebemos achando que o outro é que vai morrer!” O anime Naruto nos ensina que para romper o ciclo do ódio, o perdão é a chave.

O psicólogo Lewis Smedes destaca: “A primeira e geralmente única pessoa a ser curada pelo perdão é a pessoa que perdoa… Quando genuinamente perdoamos, libertamos um prisioneiro e então descobrimos que o prisioneiro que libertamos éramos nós”.

Eu poderia citar muitos outros casos muito bacanas que aconteceram nos animes japoneses, realmente, o valor e a cultura deles é maravilhosa, pense em tudo que falamos aqui, e juntos, vamos combater o “mal do século”, se todos usarmos nosso “up” neste boss, a vitória será nossa…

E ai, o que achou deste post? Não se esqueça de comentar e muito obrigado por ler até o final.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.