Monster, de Naoki Urasawa, é um mangá de muito mistério e suspense A história segue a vida de um renomado médico que, após salvar a vida de uma criança, percebe que talvez tenha feito a coisa errada

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
© Monster
© Monster

A trajetória de Monster, mangá escrito e ilustrado por Naoki Urasawa, responsável também por Pluto e 20th Century Boys, é marcada por alguns altos e baixos. Primeiramente, o mangá veio ao Brasil por meio da Editora Conrad. Contudo, Monster foi cancelado. Posteriormente, a Panini se incumbiu da distribuição da história e o finalizou.

Mais recentemente a editora anunciou uma nova impressão da história. Desta vez em formato Kanzenban, uma edição mais luxuosa. E também bem mais cara que o normal. Porém, lindíssima. Ademais, Monster também ganhou uma adaptação em anime em 2004. Ao total, foram 74 episódios ao ar.

Não estaria muito distante da realidade dizer que Monster é um dos maiores trabalho de Urasawa. Embora algumas pessoas possuam certos problemas com a forma como o mangaká conduz suas histórias, é indubitável afirmar que Urasawa sabe como desenvolver um bom mistério.

A história de Monster

De forma sucinta, Monster segue a narrativa do personagem Doutor Tenma. Ele é um médico japonês residente na Alemanha. Ele está na Alemanha por conta de uma grande oportunidade que lhe foi concedida. Tudo isso graças a seus esforços e suas ótimas capacidades médicas.

O mangá desenvolve bastante o personagem. Aliás, não somente o protagonista, mas praticamente todos que estão atrelados à história. E essa é uma das problemáticas para algumas pessoas. Naoki Urasawa se preocupa muito em criar histórias envolventes sobre todos (ou praticamente) todos os seus personagens. Sejam eles secundários ou não.

De tal modo, às vezes, a história parece se arrastar e não chegar a lugar nenhum. Todavia, isso faz parte do que compõe o grande Naoki Urasawa. É uma característica do autor. Fazendo desta maneira, de alguma forma, ele faz com que todos os personagens se encaixem perfeitamente dentro da grande teia de sua trama.

© Monster
© Monster

O protagonista

No que tange ao protagonista, ele é o típico personagem que, sendo um médico, quer salvar todas as pessoas. Não importa quem. Para ele, todas as vidas são importantes. Após uma série de acontecimentos que podem ser bem mais compreensíveis lendo o mangá, Tenma se vê numa posição entre salvar uma pessoa proeminente na sociedade ou uma criança desconhecida.

Por seu histórico, Tenma acaba decidindo salvar a criança. E é a partir desta decisão de Tenma que a história de Monster verdadeiramente começa. Após alguns anos, várias mortes começam a rondar a vida do doutor e também muitos mistérios. Por fim, Tenma descobre que a pessoa que está por trás disto tudo é um jovem chamado Johan Liebert, a criança que ele havia salvado.

Agora, Tenma parte em uma jornada para deter Johan e erradicar os fantasmas de seu passado. Neste ponto, aliás, Urasawa utiliza muito do mistério, de cenas de ação e também do famoso cliffhanger. Cliffhanger é um recurso de roteiro utilizado para causar aquele suspense. Ao mesmo tempo que algo é revelado, não é totalmente. Então, o autor te obriga a continuar consumindo o conteúdo até que ele, enfim, revele o grande mistério.

© Monster
© Monster

Conhecendo Monster afundo

A narrativa deste mangá é muito densa. Afinal, o mangá, originalmente, teve 18 volumes. Não é nada absurdo, porém é uma quantidade consideravelmente longa.

Dessa forma, até mesmo como supracitado, o mangá dá lugar a muitos personagens. Consequentemente, a muitos desenvolvimentos também.

Além disso, o mangá, por possuir esse desenvolvimento absurdo, dá lugar ao surgimento de personagens incríveis.

Caso nunca tenha lido antes o mangá e tenha se interessado na história, ouça o podcast abaixo comentando, detalhadamente, sobre essa história icônica de Naoki Urasawa:

Por fim, comenta aí embaixo o que você acha de Monster, caso já tenha lido. Senão, diz para a gente se você vai dar uma chance para ele. Sua opinião é muito importante.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.