Não sabemos que não sabemos o que não sabemos… Fatos acontecidos no passado devem ser parâmetros para se projetar o futuro?

Fabio Andrade
(Redator do Blog e Podcaster)
Boku no Hero Academia
©Boku no Hero Academia

Em uma de suas canções, Cazuza dizia uma frase interessante: “Eu vejo o futuro repetir o passado”. Pois bem, vamos falar sobre isso, se formos olhar no quesito de probabilidades, quantos “por cento” temos de certeza que o fato acontecido no passado irá se repetir no futuro? Isso pode mesmo suceder? O que eu não percebi?

Era um vez um peru, este nobre animal era extremamente bem cuidado por seu dono, bem alimentado, bem guardado – e até bem tratado, o objetivo do dono era manter o peru bem gordinho e feliz para utilizar o mesmo na ceia de natal, o peru tinha um tempo estimado de vida – mas  ele não sabia disso. Pense… Para o peru, o dono era uma pessoa maravilhosa, alguém sem igual, se ele recebesse a visita do “sindicato dos perus”, com certeza o pobre animal falaria que seu dono era um grande defensor da Raça, um santo.

O fato do Peru ser bem tratado por 365 dias com certeza causou uma impressão errado nele, mal ele sabia que o que tinha acontecido em 365 dias não deveria ser parâmetro para o que ia acontecer no dia 366, ou seja, o passado foi uma armadilha emocional para o peru, o passado cegou o seus olhos para as possibilidades. Embora algo tenha acontecido no passado, não significa que o mesmo acontecerá no futuro, apesar de muitos acreditarem que sim, a vida não é linear, dificilmente as coisas acontecerem como deveriam acontecer.

Boku no Hero Academia
©Boku no Hero Academia

A quarta temporada de Boku no Hero está chegando ao fim e vemos um desfecho super interessante acontecendo, Sir Nighteye com sua “previsão” identificou que, ao invadir o covil de Overhaul, Midoriya e ele seriam mortos e o vilão iria fugir com a garota Eri, até então, nunca sua “especialidade” tinha falhado. Entretanto, o menino Deku – mesmo sabendo da previsão, se negou a acreditar em um futuro determinado, definitivamente se recusou a aceitar que a visão recebida no passado iria realmente se cumprir no futuro, e sim, a força de vontade de Midoriya o fez mudar o futuro, Sir Nighteye não conseguia acreditar no que via…

Não sou um matemático “nativo”, eu sinceramente falo o idioma da matemática com um sotaque bem estrangeiro – mas vamos pensar um pouco mais, nunca podemos confundir ausência de evidência com evidência de ausência. Não existe um futuro determinado, você e eu podemos mudar o nosso futuro, nenhum ser humano tem a habilidade de determinar o que pode acontecer, e mesmo que tenhamos fracassado no passado, não significa que iremos fracassar no futuro.

Pensar que “previsões” não podem ser alteradas é uma ação sem coerência, é como um restaurante sem cozinha… Que possamos aprender com Sir Nighteye – e com o pobre peru,  não existe um futuro determinado, cada um de nós com determinação e disciplina pode mudar a história ao seu redor, mesmo que algo esteja errado, devemos ter sempre em mente que o câncer deve ser interrompido antes de fazer a metástase, com estes pensamentos e com determinação, o céu é o limite!!

Venha participar desta conversa, dê a sua opinião.

(Obrigado por ler até o fim!!)

 


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.