O fardo de ser o melhor… Vale a pena buscar certos objetivos?

Fabio Andrade
(Redator do Blog e Podcaster)
Boku no Hero Academia
©Boku no Hero Academia

Vivemos em uma sociedade em que as pessoas preferem parecer do que ser, uma sociedade mesquinha que acha que ser feliz é ter dinheiro, diplomas do nível superior ou ter o carro do ano, muitas vezes somos tão envolvidos por questões como essas que corremos o risco de também nos tornarmos mesquinhos, altivos, etc. Molière escreveu uma peça chamada de “O Burguês Fidalgo”, nesta peça o referido burguês descobre que esteve falando em prosa “em todos esses anos sem saber”, ou seja, foi tão envolvido pela sociedade que nem percebeu, será que não somos assim?

Após a forçada aposentadoria de All Might em Boku no Hero, em função de seu combate com o All For One, se observa que Endeavor assume o lugar de herói numero 1, e isso é um fardo pesado demais para ele, como o mangá está mais adiantado, se pode observar melhor lá, quero destacar uma conversa poderosa entre Endeavor e All Might, nessa fala Endeavor pergunta: O que é ser o herói numero 1?

Boku no Hero Academia
©Boku no Hero Academia

Peço permissão a você – jovem otaku, de perguntar: o que é ser o número 1? Por que almejamos isso? O que se ganha com isso? Fama? Dinheiro? Mulheres? Homens? Status? “Amigos”? Eu me faço constantemente essas perguntas, por que muitas vezes almejamos essas coisas? Por que muitas vezes achamos que o gramado do vizinho é mais verde que o nosso? Por que muitas vezes diminuímos nossa rigidez ética para alcançar alguma ambição? Stephen Kanitz escreveu um artigo maravilhoso com o tema “ética e ambição”, e neste artigo ele defende muito bem que o problema não é ter ambições, e sim, não ter ética.

Devemos buscar a excelência em tudo o que fazemos, isso é o dever de cada um de nós, mas buscar ser o “melhor” é um fardo pesado demais, basta você estudar a vida das pessoas que são “número 1” em suas áreas, muitas delas sofrem depressão por não aceitarem o fato de perderem a posição, a grande lição que All Might deu a Endeavor vale para todos nós, SEJA VOCÊ MESMO, seja o melhor que você puder ser, se o melhor que você puder ser te levar a ser o número 1, ok – vida que segue, mas que o nosso foco seja em ser a melhor versão de nós mesmos, sem vaidade, sem arrogância, fazendo assim, ajudaremos a produzir uma sociedade melhor, ou pelo menos ajudaremos a melhorar o ambiente que vivemos.

E ai, o que achou do post?


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.