Serial Experiments Lain pode ser importante, mas é necessário muita força de vontade para assistir Ao que parece, Serial Experiments Lain é o tipo de produção que tem sua importância, mas somente uma parcela do público conseguirá captar com perfeição

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Serial Experiments Lain
© Serial Experiments Lain

Há um tempo atrás me recomendaram Serial Experiments Lain. Por coincidência, já havia dado uma vasculhada pela internet , encontrado ele e colocado na lista para assistir um dia.

Esse anime, na minha concepção, tinha tudo para se tornar um dos meus favoritos temporariamente. Isto porque o gênero e parte do apresentado me fascinam.

Porém, não foi assim. A história me desagradou bastante. Inclusive, tamanha foi a decepção que não cheguei a finalizar o anime, assistindo somente 3 episódios.

Gravei um vídeo sobre Serial Experiments Lain e algumas pessoas concordaram ou entenderam. Mas também tiveram pessoas que criticaram e odiaram minha visão.

Antes de continuar a leitura, é importante fazer um disclaimer acerca de opiniões. Gostar ou não de algo é subjetivo. Todavia, a opinião de outro não afeta a tua experiência com a obra.

Eu entendo a importância que este anime teve para a indústria, porém nem por isso eu devo me forçar a gostar de algo que não funcionou comigo. E ISSO É OPINIÃO!

A história de Serial Experiments Lain

O anime original do estúdio Triangle Staff segue a história de uma garota chamada Lain. Ao total, o anime possui 13 episódios. A jovem é de família classe média, mas com algumas problemáticas nas relações.

A mãe é desligada de tudo, a irmã é apática e o pai é um viciado em tecnologia. Algo que, por sinal, é o ponto fraco de Lain. Mas é nesta falta de conhecimento de Lain com a tecnologia que a obra irá se desenvolver.

Em um determinado dia, uma colega de classe dela se joga de um prédio. Após este incidente, descobrimos que a garota, aparentemente, não morreu, mas se conectou com o mundo por meio da tecnologia. E a ideia que o anime tenta passar é a de que Lain seguirá o mesmo caminho.

Serial Experiments Lain
© Serial Experiments Lain

Segundo a lógica da garota que morreu, ela fez o que fez por não ser necessária neste mundo. Ninguém irá sentir sua falta. Apenas se desligou do corpo físico para se tornar o todo.

A partir disso, seguimos a protagonista enfrentando inúmeras paranoias e situações introspectivas. Também, o interesse que Lain começa a despertar sobre computadores e tecnologia, uma vez que essa garota se comunica com ela por meio de mensagens.

A problemática com Serial Experiments Lain

É importante salientar que este anime é bastante nichado. Ou seja, parece ter um público alvo. Não é qualquer pessoa que vai assistir e curtir a narrativa. É algo peculiar.

Serial Experiments Lain parecia ser minha praia, mas esqueci de um pequeno detalhe: ele é cyberpunk. E eu nunca fui muito fã desse gênero. E esse anime explora bastante isto.

Afinal, é uma obra sobre tecnologia, sobretudo. Logo muitos momentos ali são esquisitos, causando sentimentos angustiantes ou qualquer coisa desse gênero.

Serial Experiments Lain
© Serial Experiments Lain

Mas claro, essa foi a minha experiência com o anime. Pode ser que contigo funcione. Ainda mais se você for adepto a este gênero.

Por fim, outro ponto demasiado maçante de Serial Experiments Lain são as incansáveis cenas estáticas. Simplesmente nada acontece. Como supracitado, acompanhei apenas 3 episódios.

E ao longo desses 3 episódios, simplesmente nada acontece. Nem uma inovação que seja, coisa simples. Nada. Apenas a Lain perturbada olhando para um vazio absurdo por 23 minutos.

Considerações finais sobre a obra

Por fim, claramente a obra não funcionou comigo. Porém, há quem goste. Há gosto para tudo. E está tudo bem. Porque é assim que as coisas são. O fato de eu ter detestado não tira o peso que o anime tem. Tampouco o impacto que teve na vida de alguém.

Mas, enfim, por essas e outras coisas, Serial Experiments Lain foi um anime que, acreditei ser bom, mas que acabou sendo uma grande decepção pessoal. Mas fica a recomendação do anime caso ainda não conheça e queira assistir para tirar suas próprias conclusões.

Apesar de ser estranho por ser estático demais, fica a indicação também de Gokushufudou: Tatsu Imortal. Anime estático, praticamente, mas que é muito bom.

Serial Experiments Lain
© Serial Experiments Lain

ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.