Mushoku Tensei: Chovem críticas sobre a obra por “glorificar” a escravidão É uma obra de ficção

DarkFlameMaster
(Joseneto335@gmail.com)
Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation
©Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation

Rifujin na Magonote, o renomado autor de Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation, encontra-se no meio de uma polêmica após compartilhar suas opiniões sobre a escravidão em relação ao protagonista da série, Rudeus. Em uma série de tweets, Magonote expressou sua posição pessoal e como ela se reflete em seu trabalho.

O autor começou dizendo: “Desejo explicar minha posição, pois pessoalmente não tolero a escravidão. No entanto, é verdade que na minha escrita apresentei Rudeus como alguém que não se opõe ativamente à escravatura“. Essa aparente contradição entre as crenças do autor e a caracterização de seu personagem gerou intenso debate online.

Magonote explicou ainda sua abordagem narrativa: “A história original se passa em um contexto em que a escravidão é aceita como algo comum neste mundo. É uma realidade inegável“. Ele argumentou que esse cenário condiciona as ações e percepções dos personagens em seu mundo ficcional. “Por causa disso“, continuou ele, “não vejo sentido em justificar minhas ações (como escritor).”

Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation
©Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation

Essa controvérsia foi intensificada por um evento recente no anime. No sexto episódio da segunda temporada de Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation, o protagonista Rudeus compra uma criança escrava chamada Julie para realizar determinadas tarefas. Essa reviravolta na história reacendeu as discussões sobre a abordagem narrativa da série, principalmente depois que a temporada anterior também foi alvo de polêmica devido ao tratamento de temas delicados quando Rudeus (um adulto reencarnado) fez sexo com uma garota bem mais nova em comparação a sua vida anterior.

Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation
©Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation

Em resposta a este episódio, o autor escreveu no Twitter no fim de semana passado: “Sobre Rudeus: ele realmente não tem nenhum sentimento de ódio em relação à escravidão. Ele acredita que nem todos os escravos são universalmente mais infelizes como escravos do que antes. Então, embora o sequestro seja errado, você não pode dizer com certeza que a escravidão em si é errada e você não quer impor seu próprio senso de justiça a uma cultura com a qual não está familiarizado”.

A reação online foi rápida e polarizadora. As redes sociais encheram-se de comentários que oscilaram entre críticas ferozes e defesas apaixonadas . Alguns seguidores rejeitaram categoricamente a justificativa do autor, considerando que essa perspectiva banaliza um assunto tão delicado quanto a escravidão. Outros, por sua vez, argumentaram que as decisões do autor são coerentes com o mundo que ele criou e não devem ser julgadas a partir de uma perspectiva contemporânea.

©Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation

Essa polêmica em torno das visões do autor e seu impacto na série destaca a complexidade de criar narrativas em cenários ficcionais onde os valores podem diferir significativamente daqueles do mundo real. Vamos rever alguns comentários do Ocidente:

  • “Rudeus vem do nosso mundo, então ele sabe que a escravidão é errada. Que nojo”;
  • Não faço ideia do que se trata esta série, mas a mulher-gato musculosa parece gostosa”;
  • “Não há problema em sair e dizer “Ei, você sabe, a escravidão é muito ruim”. Facilmente um dos piores aspectos de muitos isekais modernos“;
  • “Mas que diabos. Claro que os autores não têm necessariamente os mesmos pontos de vista de seus personagens, mas essa é uma posição muito estranha;
  • “Não tenho certeza se entendi duas vezes porque pensei que, desde que nasci no mundo moderno, teria assumido que pensar que “a escravidão é ruim” pelo menos era fácil. Ou simplesmente pela ideia de que o autor disse diretamente “sim, meu protagonista não liga para a escravidão”;
  • “Não concordo. Rudeus foi enviado para outro mundo e a escravidão é normal naquele mundo. Ele pode ter visto isso como imoral no começo, mas agora ele é praticamente um adulto (pelos nossos padrões) em termos de viver naquele mundo e experimentar como a vida funciona lá. É uma coisa normal naquele mundo, e é mostrado que ele simpatiza com os escravos, mas não pode mudar o funcionamento interno do mundo. Magonote assumiu uma postura bastante ousada sobre o assunto, e isso exige coragem. É claro que Rudeus não concorda, mas é o mal menor em um mundo que não perdoa a menor suspeita”;
  • “Dado que a série usa o corpo de uma escrava à venda no mercado como uma desculpa conveniente para uma piada sobre o tamanho do harém e do pênis, não estou exatamente surpreso ao ouvir que essa é a maneira impensada como o autor imagina que Rudy vê a escravidão. Cara, há muito o que gostar nesse programa – foi um dos melhores programas dos últimos anos nos dez episódios em que se afastou do sexo e da escravidão e se concentrou na construção do mundo e nos terrores e mistérios de seu mundo. Eu odeio que em seus momentos mais baixos ele caia tanto”;
  • “Sou infinitamente grato ao autor por essas publicações. Agora os puritanos sensíveis vão parar de assistir a esta série e finalmente vamos parar de ler críticas estúpidas após cada novo episódio ir ao ar”;
  • “As pessoas têm que crescer e aceitar que coisas ruins acontecem em uma história fictícia. Não é real, não pode te machucar”;
  • “É sempre estúpido quando os autores tentam justificar a escravidão em suas obras com alguns “oh, é normal naquele mundo” ou “suas vidas são totalmente, totalmente melhores”. Eu respeitaria mais sem ironia um autor que diz diretamente “essa merda é meu fetiche”;
  • “O problema óbvio aqui, antes de tudo, é que o escritor afirma que “não pode impor seus próprios ideais” ao mundo de fantasia que criou. Meu irmão em Cristo, você escreveu o mundo em primeiro lugar. Dá uma reviravolta no estômago ver até que ponto os isekai permitiram a escravidão por diversão e lucro nos últimos anos”;
  • “Como se eu precisasse de outro motivo para odiar isekai. Esse é o tipo de merda nojenta que você recebe quando seu “gênero” existe quase inteiramente como a realização de desejos de otakus patéticos”;
  • Eu entendo que um escritor pode escrever sobre o que quiser e não necessariamente tem que ser um apoio permanente ou reprovação a nada, mas esse cara começou a dizer “acho que não mostrei minha bunda o suficiente” e decidiu twittar”;
  • “De modo geral, alguém mais acha que às vezes um autor pode fazer uma declaração como essa apenas para provocar polêmica? Da mesma forma, eles às vezes retratam conteúdo problemático apenas para chamar a atenção e provocar reações negativas, mesmo que o escritor não necessariamente concorde com o próprio conteúdo problemático? Eu não sigo Mushoku Tensei, então não posso aplicar esses pontos a este autor”.

Mais sobre:

Manabu Okamoto (Gamers!) está dirigindo a série no Studio BindEGG FIRM também é creditada na produção. Kazutaka Sugiyama (diretor de animação de DARLING in the FRANXX) está desenhando os personagens.

Seven Seas Entertainment licenciou a série light novel e a adaptação de mangá de Yuka Fujikawa. A empresa também licenciou o mangá spin-off de Mushoku Tensei: Roxy de Shouko Iwami (Mushoku Tensei: Roxy Datte Honki desu).

Kadokawa publicou o primeiro volume da série de light novels em abril de 2014. A adaptação do mangá de Fujikawa começou na revista Comic Flapper da Kadokawa em outubro de 2014.

Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation II irá ao ar por dois cours (dois trimestres de um ano). A primeira metade estreou em 2 de julho e a Crunchyroll está transmitindo a série enquanto ela vai ao ar no Japão. Rifujin na Magonote inicialmente serializou a história no site Shōsetsuka ni Narō de 2012 a 2015. O selo MF Books da Kadokawa começou a publicar uma versão impressa em 2014. O 26º volume foi lançado em novembro de 2022.

A primeira parte da primeira adaptação para anime dos romances estreou em janeiro de 2021, e a segunda parte estreou em outubro de 2021, após um atraso desde julho.

Fonte: Aqui!


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