Animadores japoneses preferem trabalhar para a China Os chineses dão melhores condições de trabalho

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Animadores
© Anime

O jornal Nishinippon Shimbun publicou um artigo observando que a indústria de anime no Japão está passando por uma ‘fuga de cérebros’ para as produtoras chinesas que se instalam no país e oferecem melhores condições de trabalho. No entanto, a pressão internacional aparentemente está começando a ter um efeito positivo nas más condições de trabalho do Japão.

“A indústria da animação, que é o motor do “Cool Japan”, cultura japonesa popular no exterior, simboliza os salários japoneses que não aumentam. No terreno, os animadores trabalham por pouco tempo e por baixos salários. Em um setor com uma imagem tão ‘negra’, diz-se que várias empresas chinesas ‘brancas’ estão entrando no mercado.”

“Aproximadamente 40 minutos de trem do centro de Tóquio. Funcionários trabalham silenciosamente em um computador em uma sala de um prédio em Machida, Tóquio. O homem passou uma caneta em um tablet e habilmente desenhou linhas em um esboço do personagem. O escritório da Colored Pencil Animation Japan foi estabelecido em 2018 pela principal produção de animação chinesa Colored-Pencil Animation Design.”

“Como uma janela de cooperação comercial com a indústria de animação japonesa, a empresa lida com a produção de obras para transmissão na China e animação para aplicativos de jogos japoneses. A equipe é composta por 17 pessoas do Japão, China, Vietnã e Itália. Na indústria japonesa, a maioria dos animadores são freelancers, muitas vezes em contratos de terceirização que não estão sujeitos ao salário mínimo.”

“Alguns estudos mostraram que os animadores ganham uma renda média anual de 1,25 milhão de ienes (com uma idade média de 27 anos). ‘O salário de algumas pessoas, convertido em valor por hora, é inferior a 100 ienes, e algumas pessoas trabalham até tarde da noite, mantendo outro emprego de meio período’, disse Takao Nakayama, 36, da agência que apoiou a criação do Colored Pencil Animation Japan.”

“Para criar um ambiente onde eles possam se concentrar na produção, a Colored Pencil Animation Japan emprega os animadores em tempo integral e fornece subsídios de moradia e transporte. O salário médio anual de um novo contratado é de cerca de 2,5 milhões de ienes, o que é relativamente alto em comparação com os padrões da indústria. O horário de trabalho é baseado em um sistema de horário flexível, com poucas pessoas trabalhando horas extras mesmo antes dos prazos. A empresa diz: ‘Para que o espectador aproveite a animação, o coração do criador deve estar satisfeito’.”

“A produção de animação é considerada um nome familiar japonês, mas nos últimos anos, além da Colored Pencil Animation Japan, outras empresas chinesas entraram no mercado. Eles oferecem um bom ambiente de trabalho e parte da equipe está mudando. ‘No fundo, existem práticas da indústria que exploram o senso de realização dos animadores’, destaca Daisuke Iijima, 30, do Teikoku Databank.”

“De acordo com o Sr. Iijima, o sistema de ‘comitê de produção’ é comum no Japão, no qual editores, emissoras e outros compartilham os custos de produção. Esse sistema dificulta o retorno da renda dos animadores, pois eles têm orçamentos limitados e são contratados a um preço unitário baixo, mesmo que tenham sucesso. De acordo com uma pesquisa de 2019 da Japan Animators and Directors Association (Tóquio), apenas 14,7% dos cerca de 380 entrevistados (idade média: cerca de 39 anos) eram funcionários em tempo integral e 50,5% eram independentes. Quase 10% dos entrevistados tinham uma renda anual de menos de 1 milhão de ienes.”

“‘Independente e sem segurança social’; ‘Os projetos são muito complexos para remuneração e não podem ser produzidos em massa’; ‘Gostaria que eduquem bem os jovens em vez de torná-los descartáveis’; a pesquisa recebe reclamações angustiantes dos próprios trabalhadores. O Sr. Iijima afirma: “Não houve progresso na transmissão de habilidades ou mudança geracional. O crescimento das empresas chinesas pode abalar a força da marca japonesa.”

“No entanto, também há sinais de mudança no cenário industrial japonês. O grande sucesso do anime ‘Kimetsu no Yaiba’ e ‘Tenki no Ko’ de Makoto Shinkai levou à crença generalizada de que investir nos custos de produção valerá a pena, de acordo com o relatório. O rápido crescimento dos serviços de streaming de vídeo e a expansão dos mercados internacionais também são fatores determinantes. ‘As empresas de produção estão começando a sentir que precisam aumentar ativamente os custos de produção.’ diz Yasuhiro Irie, 51, diretor de animação e presidente da Japan Animators and Directors Association.”

“Quando o Sr. Irie tinha vinte e poucos anos, ele acreditava que os animadores deveriam ser “altruístas” e que sua baixa renda era devido à sua própria falta de habilidades. “Isso não vai produzir um bom trabalho, e o trabalho não vai durar. O setor encontra-se num período de transição e há uma crescente vontade de rever o ambiente de trabalho“, afirmou agora.”

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.