Jujutsu Kaisen – Autores comentam pausa do mangá e condições de trabalho Nem sempre a culpa é da editora.

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Jujutsu Kaisen
©Jujutsu Kaisen

Há algumas semanas, foi relatado que Gege Akutami, autor de Jujutsu Kaisen, teria ficado doente por excesso de trabalho, o que o levou a pausar a série por um tempo para se recuperar. Diferentes autores reagiram a está notícia compartilhando comentários sobre ela e até mesmo suas próprias experiências:

Yokoyari Mengo (Kuzu no Honkai, Oshi no Ko): “Eu entendo que o sistema de trabalho da Jump torna difícil incorporar intervalos regulares uma vez que você inicia uma serialização. Embora a serialização semanal possa ficar cada vez mais difícil, há outros casos em que os autores se sentem confortáveis. Portanto, é melhor não generalizar os casos.”

Akamatsu Ken (Negima, Love Hina): “Ao contrário da Weekly Shonen Magazine ou Weekly Shonen Sunday, a Jump não tem capas com ídolos de gravura, então os próprios artistas têm que fazer ilustrações para as capas também. Enquanto a Weekly Shonen Magazine incorporou intervalos regulares em suas serializações, Jump ainda tem a ideologia de que “intervalos são inaceitáveis”, então é bom ver que desta vez foi o departamento editorial que colocou Akutami-sensei no intervalo.”

Yoko (Onani Master, Sesuji, Shudan): “Não é tanto pela atmosfera que é impossível fazer uma pausa, mas porque você tem medo de pedir uma. Hoje em dia e nesta era, um editor que força um autor a trabalhar contra sua vontade é algo que não é mais ouvido, pelo menos por experiência própria. Neste caso, refiro-me a revistas como Young Magazine, Jump e Shonen Ace.”

Perico: “Mesmo que se diga que ‘o departamento editorial deve permitir que os autores descansem’, normalmente o caso é que o próprio autor não quer fazer uma pausa (quer queira manter a popularidade da sua obra quer as vendas). É um problema sério.”

Debata Yudai (Futari Solo Camp): “Também existem problemas com autores que colocam todos os seus esforços apenas para alimentar o seu ego. Muitas vezes você se depara com autores que querem fazer tudo sozinhos, mesmo sabendo que é válido dividir a carga entre seus assistentes. Alguns até lançam volumes extras apenas por causa disso. É provavelmente por isso que os editores não se preocupam em pagar mais por esses extras. “

Kondo Shinsuke (Retsu! Date-senpai, Judos): “Quando entrei em um hiato indefinido, meu editor não apenas me levou a fazer um hiato, mas fez o possível para evitar que meu mangá perdesse leitores organizando promoções e campanhas. Meu antigo editor de outra revista também costumava me dizer: “Em vez de tentar continuar escrevendo sem pausas, priorize permanecer um autor pelo tempo que puder.” A indústria do mangá está muito mais relaxada hoje em dia do que você pensa. “

Fonte:Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.