Os personagens ‘kuudere’ estão desaparecendo "Elas um dia recuperarão sua posição como o gênero dominante?"

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
kuudere
©Evangelion

O portal japonês Myjitsu publicou uma matéria apontando que a tendência dos personagens ‘kuudere’, ou seja, o arquétipo dos personagens silenciosos no início, mas que demonstram sentimentos no desenrolar da história, caiu em desuso hoje devido à superexploração do arquétipo e que o próprio estilo do personagem impede a ‘diversidade’.

“Você sabia que costumava haver uma personalidade chamada “kuudere”? Houve um tempo em que esses tipos de personagens eram muito populares, começando frios, mas se tornando adoráveis ​​episódio por episódio. No entanto, hoje o termo se tornou uma palavra morta, e os personagens kuudere estão se tornando amplamente extintos.”

“Se dermos uma olhada na história, o kuudere original é provavelmente Rei Ayanami de Neon Genesis Evangelion. Sua caracterização inovadora como uma beleza silenciosa e inexpressiva rapidamente ganhou popularidade e gerou fãs como Ruri Hoshino de “Kidou Senkan Nadesico” e Vanilla H de “Galaxy Angel”.”

“No entanto, apesar do aparecimento dessas ‘heroínas do tipo Ayanami’, o conceito de ‘kuudere’ não se firmou na época. Em vez disso, foi em meados dos anos 2000 que o conceito se tornou popular nos círculos otaku. O gatilho foi Yuki Nagato de ‘Suzumiya Haruhi no Yuuutsu’. Assim, ‘kuudere’ como um subgênero de ‘tsundere’ atraiu a atenção de todos.”

““Suzumiya Haruhi no Yuuutsu” era muito popular quando foi originalmente escrito, mas o boom explodiu quando a Kyoto Animation o adaptou para um anime em 2006. Assim, o termo “kuudere” foi generalizado como um atributo para se referir a Yuki Nagato , um dos personagens de anime mais populares. Para dar uma ideia de quão popular era a popularidade na época, antes de tudo, Yuki Nagato era basicamente mais popular que Haruhi Suzumiya, que deveria ser a heroína principal.”

“O clássico isekai “Zero no Tsukaima”, que se tornou um sucesso na mesma altura, também se tornou tão popular que Charlotte Hélène “Tabitha” d’Orléans era mais popular que Louise Françoise Le Blanc de La Vallière, a protagonista da história”.

“O boom do “kuudere” continuou a esquentar no mundo das light novels e jogos bishojo por algum tempo depois. O fato de que as histórias de harém estavam em seu auge na época ajudou, e cada obra tinha pelo menos um personagem “kuudere”. Em 2009, foi publicada a light novel “Accel World”, que ganhou o “grande prêmio” do Dengeki Novel Award, e a heroína da novel, Kuroyukihime, também é uma personagem próximo a uma “kuudere”.”

“No entanto, apesar de uma história tão gloriosa, o termo “kuudere” dificilmente é ouvido hoje. Pelo contrário, o número de heroínas silenciosas foi drasticamente reduzido. As razões frequentemente dadas para o desaparecimento das heroínas silenciosas são que elas foram produzidas em massa muitas vezes e que as pessoas se cansaram delas por causa de sua aparência monótona. O fato de não falarem dificulta a criação de variações, mas o fato de personagens com o mesmo penteado, longas fendas nos olhos e aparências semelhantes terem sido produzidos em massa também pode ter levado ao tédio.”

“Claro, também existem alguns personagens populares que se enquadram na categoria ‘kuudere’, como Rina Tennouji de ‘Love Live! Nijigasaki Gakuen School Idol Club’ e Takina Inoue de ‘Lycoris Recoil’. Elas um dia recuperarão sua posição como o gênero dominante?”

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.