Review: Captain Tsubasa – Rise of New Champions Chute de trivela!!!

André Nunes
(redator de noticias)
Captain Tsubasa - Rise of New Champions
© Captain Tsubasa – Rise of New Champions

Ficha Técnica: Captain Tsubasa – Rise of New Champions

Desenvolvedora: Tamsoft
Lançamento: 2020
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Microsoft Windows
Gênero: Esporte
Distribuição: Bandai Namco
Antes de começarmos esta review é importante esclarecermos duas coisas: a primeira é que eu sou tão perna de pau em futebol que me enrolo até mesmo jogando FIFA. E que os dois únicos momentos em que me empolgo com futebol são quando o Brasil joga na Copa do Mundo ou assistindo Super Campeões.
Dito isso, saibam que adorei jogar Captain Tsubasa – Rise of New Champions.
Captain Tsubasa - Rise of New Champions
© Captain Tsubasa – Rise of New Champions

Gráfico e Som:

Da mesma forma que outros jogos baseados em animes e mangás, os gráficos dos personagens adotam um visual cel shading, que trazem o clima da animação para as partidas. Além disso, o design dos personagens emula com perfeição o estilo do anime, mesmo na parte de customização de personagens.

No entanto, a seleção de músicas disponíveis faz o jogo brilhar com a vasta seleção de temas do anime disponíveis para serem desbloqueadas e tocadas durante suas partidas.

Captain Tsubasa - Rise of New Champions
© Captain Tsubasa – Rise of New Champions

Gameplay:

Rise of New Champions é um jogo de futebol arcade baseada na série de animê e mangá de Yoichi Takahashi. Desenvolvido pela Tamsoft, ele apresenta uma ação impactante e cinematográfica muito mais próxima de Super Mario Strikers do que qualquer jogo FIFA. O que torna a jogabilidade simples e dinâmica, mesmo para o mais atrapalhado dos jogadores (como este que vos fala).

A jogabilidade consiste em alguns tipos básicos de passe, um botão para chutar, um botão de sprint e um botão de truque. A “barra de especial” aumenta ao longo da partida, conforme os jogadores correm, roubam e mantém a posse de bola ou driblam oponentes. Por sua vez, usar o sprint, ser derrubado ou executar movimentos especiais, como chutes de poder absurdo, esgotam a “barra de especial”.

O jogo conta com dois modos de história, um que segue Tsubasa pelos eventos do anime e o outro seguindo um modo carreira com um personagem criado pelo jogador. Ambos preenchidos com cinemática antes, durante e depois dos jogos. Na melhor das hipóteses, parece um anime interativo, com conversas em equipe e desenvolvimento da trama que refletem o que aconteceu durante a partida. Na pior das hipóteses, no entanto, as pausas constantes são desgastantes, principalmente quando uma partida é perdida e deve ser repetida, com cenas e tudo.

Além das duas campanhas, estão disponíveis os modos offline e online que funcionam de forma cooperativa e competitiva.

Captain Tsubasa - Rise of New Champions
© Captain Tsubasa – Rise of New Champions

Considerações Finais:

Para aqueles que gostam de jogos de esporte dinâmicos e de gameplay simples e bombástica, Captain Tsubasa: Rise of New Champions é uma excelente pedida. Mas para aqueles que procuram uma recriação fiel do esporte mais popular do mundo, este não vai ser o jogo mais indicado. As constantes cutscenes e cinemáticas podem ficar cansativas depois de muitas horas de jogo também.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions não é um substituto para o FIFA, mas é uma alternativa divertida e emocionante para jogadores casuais e facilmente recomendada para os fãs do animê.

Nota: 8/10 – Bom jogo

PS: O jogo foi testado no PlayStation 4.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.