Review: Code Vein – O famoso Dark Souls de anime Você gosta de Dark Souls, mas também é um otaku? Que tal juntar os dois! Conheça Code Vein

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
Code Vein
© BANDAI NAMCO Entertainment America Inc

Desenvolvedora: Bandai Namco Studio
Lançamento: 27 de setembro
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e PC
Gênero: RPG eletrônico de ação

Após vários meses de espera, finalmente Code Vein foi lançado pela nossa querida Bandai Namco e olha, tá bonitão. O jogo é uma mistura bem louca de anime com jogo hardcore, como o nosso querido e odiado Dark Souls, porém diferente do que muitos acharam, o mesmo ficou muito bem feito e é bem divertido. Então pra quem curte esse estilo de jogo confira a minha review sobre essa obra icônica.

Gráfico:

Como já havia enfatizado no nosso artigo de primeiras impressões do beta do jogo, o motor gráfico usado é o mesmo de jogos como Sword Art Online – Fatal Bullet, Jump Force, One Piece – World Seeker e etc. Eu a princípio estava com muito receio, pois não gosto muito desse motor gráfico, porém para a minha surpresa, ele se encaixou perfeitamente com a ambientação e estilo de jogo que Code Vein trás, então aqui vai o ponto positivo pra Bandai, claro temos aquelas quedas de FPS de vez em quando, porém com algumas atualizações isso se conserta com facilidade. No geral são gráficos bem satisfatórios, com uma ambientação absurda e detalhamento de personagens e inimigos impecáveis.

Code Vein
© BANDAI NAMCO Entertainment America Inc

Gameplay:

Bom aos amantes da franquia Dark Souls tenho uma boa notícia, a Bandai Namco é dona da mesma, então aqui temos um gameplay muito bem feito com a mesma mecânica da série Dark Souls, porém com um toque de anime, isso é basicamente o resumo sobre o que é Code Vein, porém além disso tem uma história bem interessante. Mas voltando mais profundamente ao gameplay, temos as mecânicas de esquiva, parry, counter, crítico, habilidades para ataque e defesa, buffs e muito mais, então temos vários elementos que vão te dar um leque enorme de combos, além disso você pode trocar de classe a qualquer momento, o jogo te disponibiliza várias classes diferentes ao decorrer do tempo, então você pode passar de guerreiro com espada de uma mão, pra um beserker e também pra um atirador, então nisso também temos bastantes opções para não deixar a jogatina repetitiva, além disso você pode voltar até a sala da “resistência” e trocar de parceiro, assim também tendo um leque bem grande de grupo, caso você não esteja jogando no online. E sim o jogo é difícil sim!

Code Vein
© BANDAI NAMCO Entertainment America Inc

Personalização:

Nesse quesito a Bandai deu bastante espaço pra gente se divertir, parece até que eu tava jogando um MMORPG, a personalização de personagem é basicamente completona, dá pra alterar tudo, de cabelo até o tamanho do queixo, isso é um ponto positivo, pois o jogo fica mais imersivo com o personagem feito totalmente por ele, e não aqueles padrões que você “personaliza”, mas na verdade só mudou a cor do cabelo. Quanto a classes eu tinha falado um pouco delas, porém agora vamos nos aprofundar mais nelas, elas são:

  • Lutador: A primeira classe que você recebe no jogo, a famosa classe do corpo a corpo com habilidades de força e destreza;
  • Vigía: O suporte que é focado em defesa e buffs;
  • Conjurador: O Ranger, ou seja, tem ataques muito fortes e ataca a distância;
  • Berserker: A classe das armas pesadas que é baseada em muito dano em resistência;
  • Prometeu: A minha classe favorita, onde as habilidades são equilibradas e tem como habilidades: esquiva e parry (defender);
  • Tot: Bem parecida com a Prometeu onde tem muito equilíbrio focado em ataque corpo a corpo;
  • Aset: Essa já é um tipo especial de Ranger, onde é focada no uso de Sangue Negro para dar dano.

Podem ser que hajam mais classes além dessas dentro do jogo, porém essas são as que eu já encontrei. Entretanto uma coisa não mudou. Prometeu é muito divertido de jogar, os combos dela são bem complexos e também bem ágeis, com o combo certo você consegue dar muito dano, porém acredito que haja uma classe para cada pessoa, então use a que você gostar mais!

Code Vein
© BANDAI NAMCO Entertainment America Inc

Campanha:

O jogo começa com o seu personagem ouvindo uma voz chamando por ele, mas sem lembrar o seu nome, após toda a personalização você é apresentado ao mundo de Code Vein que me lembra muito o de Nier: Automata com suas ruínas, percebemos assim que há dois tipos de seres andando pelo planeta, os Revenants (seres que retornaram da morte que tem características de vampiro) e as Aparições (os inimigos), assim começa a sua missão atrás de lágrimas de sangue que são a fonte de energia para os Revenants, porém dentro de uma das cavernas você e o seu parceiro são atacados por um Perdido, um Revenant que perdeu a sanidade assim se transformando em uma criatura super forte. Após matar o Perdido, o seu personagem percebe que consegue adquirir as habilidades e memórias de quem matou, assim sendo um tipo diferente de Revenant chamado de Vazio.

Code Vein
© Code Vein / Bandai Namco Entertainment

Considerações Finais:

O jogo saiu exatamente como eu esperava, um jogo divertido, com uma animação bonita e com uma dificuldade considerável, assim sendo uma ótima pedida para os fãs das franquias Dark Souls e Demon Souls, claro, ainda tem alguns bugs e algumas falhas de animação, como um cachecol atravessando a máscara, ou o cabelo atravessando o chapéu, mas relevando isso é um bom jogo, além de estar disponível para muitas plataformas o mesmo está vindo muito forte para competir com jogos de renome, um ato ousado mas com muitos acerto por conta da Bandai, com algumas atualizações ele pode melhorar e muito, pois, a história já é bem interessante e o gameplay é legal. No mais é isso, espero que tenham gostado de mais uma review e te vejo no próximo post!

E aí, o que acharam de Code Vein? Me conte nos comentários!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.