Kore wa Zombie Desu Ka? – A agitada vida de um zumbi Esqueça tudo que viu nos filmes e séries sobre zumbis, porque nesse anime é tudo mais louco do que pensa

Bolinhodearroz
Kore wa Zombie Desu Ka?
©Studio DEEN / Kore wa Zombie Desu Ka?

“O personagem dessa história é um zumbi, não tente isso em casa”.

Ainda aqui revisitando animes de meu passado, me deparei com esse que é um tanto quanto “único” em seu desenvolvimento. Kore wa Zombie Desu Ka? é aquele tipo de história onde nos divertimos bastante, temos momentos dramáticos, momentos bizarros, de ação e até os completamente aleatórios, tudo de uma maneira meio louca e meio “organizada”, porque o que podemos esperar de um anime de comédia com um colegial adolescente zumbi e seu harém de mulheres poderosas que o desprezam?

Sempre bom também enfatizar que o zumbi que vemos nessa animação não é aquele padrão de morto-vivo que não pensa, não fala e só quer comer cérebros. Aqui nosso zumbi é um adolescente “comum” que estuda, que tem perspectivas, sonhos, qualidades, vontades, desejos e que é uma mahou shoujo.

Kore wa Zombie Desu Ka?
©Studio DEEN / Kore wa Zombie Desu Ka?

Kore wa Zombie Desu ka? (ou só “Korezom”) originalmente é uma série de light novel escrita por Shinichi Kimura e ilustrada por Kobuichi e Muririn com sua publicação no ano de 2009 e uma adaptação para mangá no ano de 2010. Já em 2011, a história recebeu sua adaptação, pelo Studio DEEN, para anime com 12 episódios na primeira temporada, voltando em 2012 com mais 10 episódios em sua segunda temporada.

Agora, partindo para uma visão geral sobre seu enredo – sem spoilers -, Korezom trata sobre o cotidiano de Aikawa Ayumu, um estudante normal do ensino médio, que em um dia comum acaba encontrando uma garota de armadura e cabelos longos prateados em frente a uma loja de conveniência e tenta socializar com ela, percebendo que ela não fala nem uma palavra, mas interage por meio de mensagens em um papel e é uma pessoa muito interessante. Após esse encontro, na volta para casa, ele acaba sendo morto por um serial killer, mas ressurge misteriosamente como um zumbi pelas mãos da garota de cabelos prateados que, na verdade, era uma necromancer que se chama Eucliwood Hellscythe.

Kore wa Zombie Desu Ka?
©Studio DEEN / Kore wa Zombie Desu Ka?

De lá para cá a vida do garoto perde a normalidade que tinha e, mesmo tentando viver como antes, tudo vira uma grande loucura porque a garota passa a morar com ele e outras garotas começam também a surgir e deixar o dia-a-dia do rapaz uma completa confusão com direito a muitas surras e momentos de completa vergonha alheia com ele sendo acusado de ser um pervertido. Assim iremos nos deparar com alguns tipos de seres como: mahou shoujos e ninjas vampiras que vão influenciando a vida do protagonista dessa forma totalmente maluca, submetendo-o a situações humilhantes, ao mesmo tempo que ajudam ele a salvar sua cidade e as pessoas que estavam sendo ameaçadas pelo serial killer.

E agora que resumimos um pouco todo esse emaranhado que é Korezom, podemos debater mais sobre o que é mesmo esse anime, tentando não dar muitas informações cruciais para não prejudicar a experiência de todos ao assistir.

Kore wa Zombie Desu Ka?
©Studio DEEN / Kore wa Zombie Desu Ka?

Pode-se afirmar que Kore wa zombie desu ka? é apenas um anime de comédia baseado no cotidiano (tão cotidiano que, obviamente, tem aquele velho episódio dos personagens em uma piscina/praia para aproveitar o verão) de um garoto que virou zumbi e precisa seguir a vida “normalmente”, até sua vida virar de ponta cabeça completamente, sempre envolvendo garotas de temperamento questionável.

Porém, apesar de ser quase um estereótipo dos animes de comédia em geral, ainda é bem gostoso de assistir e perceber esse convívio do protagonista que é um zumbi e mora com uma necromancer, uma mahou shoujo e uma ninja vampira, cada um possuindo suas peculiaridades e enriquecendo o enredo que parece ser bem simples e sem muitas pretensões.

Kore wa Zombie Desu Ka?
©Studio DEEN / Kore wa Zombie Desu Ka?

É tudo uma mistura de cenas aleatórias com o enredo principal de fundo, inclusive em um episódio onde as garotas disputam todo o tipo de jogo existente para ver quem ficará com o último pudim, enquanto o protagonista passa por crises existenciais com seu amigo e também chega perto de descobrir quem pode ser o serial killer da região.

Mesmo sofrendo tanto com as situações bizarras, perigosas e vergonhosas, Ayumu sempre continua paciente, compreensivo e prestativo com as garotas que o acompanham. Ele não é daquele tipo todo animado que vemos na maioria dos animes com seus protagonistas chamativos, a única coisa que ele deseja é viver sua vida e descobrir quem o matou.

Em meio às risadas, também temos algumas doses de ação e de garotas (e um garoto-zumbi) lutando contra as ameaças que surgem para salvar a humanidade. Cada um de sua maneira até que todas elas se juntam em volta do epicentro Ayumu e aprendem a conviver de maneira muito pacifica (só entre elas, porque ele sofre).

Kore wa Zombie Desu Ka?
©Studio DEEN / Kore wa Zombie Desu Ka?

Como de costume, o ecchi gratuito permeia por todo o anime, com direito a closes em excesso e semi/nudez (censurada, óbvio) por todo o lado, porém esse aspecto da obra não segue como uma parte apelativa em que animes contam sua história a partir dos momentos mais quentes, na verdade as cenas de ecchi se constituem como um elemento a mais de ênfase cômica.

Para resumir, esse anime mescla a comédia nonsense com um enredo de monstros e até um harém diferenciado para tentar se diversificar um pouco de outros como HighSchool DxD, por exemplo. Seus vilões são de aparência curiosa, chamados de Megalos com suas formas de lagostas, cachorros, baleias, etc., que buscam a magia exalada pela mahou shoujo presente naquele lugar. Aliás, não se deixem enganar pelo seu início que parece um pouco monótono, porque tudo irá dar uma grande reviravolta totalmente inesperada.

Korezom possui seu atrativo no uso do humor e na forma como trata as situações vividas pelo protagonista como algo supernormal para ele que segue seu dia-a-dia tranquilamente e sem se desesperar com tudo que acontece na sua cidade e com as garotas famintas vivendo em sua casa desprezando-o. No entanto, parece que a história “mais séria” se perde um pouco no seu desenvolvimento e não convence tanto, como se tivesse sido elaborada apenas para ter um elo de ligação entre os acontecimentos aleatórios e os personagens. Sem contar algumas coisas que acontecem completamente DO NADA e sem muitas explicações ou um desenvolvimento profundo.

Apesar disso, Kore wa Zombie Desu Ka? ainda consegue nos conquistar, sobretudo em como trata de maneira diferenciada alguns tipos de seres que já conhecemos, onde a necromancer é uma garota fofa que não fala porque suas palavras carregam muita magia e podem causar muitos males, a mahou shoujo é uma garotinha com uma motosserra, o zumbi convive como um garoto “normal” e por aí vai. Por isso temos personagens para todos os gostos nesse anime que, como já foi dito, envolve a comédia nonsense com o ecchi, a ação e alguns momentos de drama, intercalando as cenas aleatórias com o enredo principal e servindo boas piadas com as situações clichês que estamos acostumados.

Kore wa Zombie Desu Ka?
©Studio DEEN / Kore wa Zombie Desu Ka?

Agora que finalizamos, deixem suas respostas nos comentários: alguma vez já ouviram falar desse anime ou assistiram ele? Comentem também suas impressões sobre essa obra prima que é Korezom. E se você é algum fã dessa história, comente aqui embaixo: Porque choras, The Walking Dead?


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.