Nova pesquisa levanta dados sobre pirataria de Animes e Mangás Aparentemente 50% dos otakus japoneses são a favor do bloqueio de sites de pirataria de animes e mangás para o ocidente.

João Villaça
(Redator de Notícias)
gabriel dropout satania
©Gabriel Dropout

A discussão sobre o governo japonês possivelmente aprovar medidas que vão contra o streaming ilegal de animes e mangás para  ocidente ainda continua quente. O site NicoNico Douga de streaming de animes fez uma pesquisa com seus usuários sobre a pirataria para o ocidente. Um curto questionário foi feito com a participação de mais de 89.000 usuários da plataforma. Os resultados da pesquisa foram divulgados no mesmo dia.

“Você é a favor ou contra bloquear sites que infringem as leis de copyright de animes e mangás?”

A primeira pergunta foi direto ao ponto. O objetivo era saber quantos usuários seriam a favor de bloquear site do ocidente que quebram as regras de copyright no Japão para levar os animes e mangás ao exterior. 52.7% dos usuários responderam que são a favor de bloquear estes sites; 19% foram contra e 28.2% dos usuários ficaram em cima do muro, sem declarar uma posição exata.

A segunda pergunta foi: “Você é a favor ou contra o governo japonês derrubar estes sites mesmo que as leis e medidas não tenham sido completamente formadas, como numa ação emergencial?” 47.8% dos usuários responderam a favor do ato; 18.2% foram contra e 34% não declararam posição exata.

A terceira e última pergunta foi: “Você acha que os provedores de internet (servidores) deveriam cooperar para bloquear o acesso a sites piratas?” 55% disse que pensam que sim, eles devem ajudar a derrubar os sites. 15.3% dos usuários disseram que pensam que não. Por fim, 29.7% dos usuários ficaram indecisos.

Considerações finais

A questão ainda é um tópico muito ativo e polêmico. Durante 2017 e esse começo de ano já vimos a China apoiar a censura de jogos e animes/mangás de determinados gêneros. Também vimos algumas situações onde diversos países se recusaram a classificar algum jogo específico e assim embargar a venda de mídias físicas (como foi o caso de GalGun 2). Agora a questão se tornou ainda mais complexa com os termos rígidos que tratam as questões de copyright e direitos autorais no Japão. Provavelmente ainda veremos muitos choques entre a indústria de conteúdo otaku, os fãs, as scanlations e outras formas de streaming pirata.

Fonte (+18): Aqui!

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  • Aleandro Bbmp Sales

    Se não fosse a pirataria não teria conhecido High school dxd mas eu pago a crunchyrrol a 3 anos.
    Acho que eles deviam Coperar mas em trazer O máximo de animes para o brasil

    • Tatiano Moura Gomes

      Concordo contigo pois se não fosse esses sites agente nem saberia de um monte de animes massa pois se eles investi-se mais pra divulgar os animes no Brasil talvez os sites nem se que existi-se bom mas como nem todo mundo tem condições de pagar os serviço de strem a solução são mesmos esse sites bom talvez essa lei nem entre em vigor pois a internet é muito grande então por enquanto agente pode ficar tranquilo.

      • Ronanfalcon

        Foi como eu respondi a Solange aqui, isso aí parece focar mais em streaming, o que pode indicar que o foco serão nestes sites, então fansubs e scans que apenas disponibilizam donwload não serão “tão” afetados, e mesmo que fossem, eles já lidam com isso há anos. Aqueles que realmente querem continuar, vão dar um jeito.
        Muito embora eu apoie assistir na CR gratuitamente, já que é possível, até que eu possa pagar.

      • Anthoni Vedovato

        Concordo com você,mas isso é um Exagero….Uma Blasfemia!!! Devemos criar um Abaixo-Assinado para Acabar com Essa Tirania a Todo Custo!
        Não Podemos Deixar que eles destroem o Nosso Trabalho de Traduzir Mangás para Nossos Fãs!!!

    • Ronanfalcon

      Recomendo muito você ler este tópido do fórum da CR, que explica bem porque a coisa é como é.

  • Senhor.P. Galáxias

    Me sinto ate mal por assistir animes em sites piratas…

    • Ronanfalcon

      Tente ver pela Crunchyroll, com qualidade SD, e com atraso de uma semana do lançamento. Pelo menos é uma forma legal, e é “uma tentativa”. Querendo ou não, sua visualização contará pra dizer que “te mais gente assistindo” por aqui, e isso é bom pro nosso mercado – que ainda está totalmente fraco.

      • Senhor.P. Galáxias

        Não tenho como pagar, mas o problema não e falta de dinheiro…kkkkk

  • Azure

    Então poderemos ver outra vez os sites de animes e mangás caindo? Isso sempre acontece de tempos em tempos x.x

  • Fernando Conceicao

    A industria americana de séries, filmes e musica sonha com isso a anos e não consegue, isso com todo o apoio que tem do governo lá, acho difícil que o governo do japão vá conseguir algo assim. Podem até fazer algum barulho e atrapalhar, mas impedir completamente acho difícil. Até porque se o site não estiver fisicamente hospedado no japão a lei deles não vale para um site hospedado fora do país. Bloquear por endereço? Amanha tá com um nome novo.

  • SOLANGE MARIA ALMECE DE ARRUDA

    Eu sei que é errado mas, onde mais eu posso assistir? Não tenho dinheiro para pagar Crunchrool 🙁

    • Ronanfalcon

      Então, sua pergunta tem uma resposta que abrange duas questões. Primeiro, isso aí parece focar mais em streaming, o que pode indicar que, em um primeiro momento (ou pelo menos o foco), serão estes sites, então fansubs e scans que apenas disponibilizam donwload não serão “tão” afetados. É claro que isso pode se extender, mas penso que a linha do raciocínio, a princípio é essa. A segunda coisa, é que a Crunchyroll disponibiliza os episódios pra qualquer um (até sem cadastro) gratuitamente, com uma semana de atraso, e em SD, a maioria de seus títulos. Ou seja, você JÁ PODE assistir muita coisa por lá, sem preocupação. Esse ponto só se restringe, obviamente, até onde a CR tem licenças – se o anime não estiver no catalogo, ou não estiver disponível para os gratuitos, como dragonball super, aí não tem jeito).

    • Ronanfalcon

      Se quiser entender a CR melhor, pode ler isso aqui (e sim, é um txto muito grande, e tem um espaço depois de crunchy)
      http://www.crunchy roll.com/forumtopic-1015359/discusso-processo-de-licenciamento-de-animes

      • SOLANGE MARIA ALMECE DE ARRUDA

        Vlw man, vo ver se minha mãe deixa kkkk

  • Anthoni Vedovato

    Esses Desgraçados Então Destruindo o que Nós trabalhamos Duro para Construir!!!!
    Eu não vou ficar usando o Crunchyroll!!!! E também o Canal ANIMAX morreu por culpa da SONY e aquele Lixo de SonySpin e Lifetime Channel!

    Minha REVOLTA é ALTA QUE DECLARO QUE SOU CONTRA ESSA MEDIDA!!!

    • Anderson

      O problema é que tem uma galera que nunca fez parte de nem um fansub ou scan e acompanha 2 ou 3 animes por ano via Crunchyroll, e ache que os fansubs são de alguma forma prejudiciais. Só que eles não param pra pensar que o não fossem os fansubs e scan jamais existiriam tantos fãs de animes e mangas no ocidente.