Qual a Real Importância da Funimation no Brasil? O que muda com a chegada do streaming à terras tupiniquins?

Daniel Orien
(Redator de Blog)
@odanielorien
Funimation
© Funimation

Após uma série de especulações e notícias supostamente vazadas, a Funimation confirmou sua chegada ao Brasil no ultimo trimestre desse ano (entre outubro e dezembro). Mas, o que realmente vai mudar no cenário dos animes no país? Confira minhas opiniões a seguir.

1 – Abertura para uma concorrência direta entre plataformas

Tokyo Ghoul: Re
© Tokyo Ghoul: Re/Pierrot

Monopólio, seja de qualquer ramo, gera mais malefícios do que benefícios. Tudo acaba sendo centralizando em apenas um lugar, já que nesses casos, não existe concorrência. Isso gera alguns fatores prejudiciais, principalmente aos produtos e serviços diretamente ligados ao consumo. Um bom exemplo de ponto negativo nessas situações é o resultado de uma menor dedicação, na qualidade do serviço ou produto entregue. Vou trazer esse ponto para mais perto do nosso assunto, que é o que realmente interessa.

É do saber da maioria, que as grandes do streaming: Netflix e Amazon possuem animes em seu catálogo. Porém, as duas plataformas não mergulham com profundidade dentro do entretenimento japonês. É tudo feito de forma tímida, sem grande apelo e divulgação. Na verdade, se você fizer uma análise menos superficial, perceberá que os animes possuem apenas um minúsculo espaço em meio à imensidão dos catálogos das duas plataformas. Digo isso para deixar claro a você: a Funimation não vem para fazer concorrência direta com esses serviços. A verdadeira batalha, e que tem muito a beneficiar os assinantes das plataformas, é diretamente com a Crunchyroll.

Sejamos claros e diretos: Ninguém quer perder espaço. Tudo se trata de business. Dinheiro em caixa. Maior número de assinantes. É assim que funciona o mercado do entretenimento. Não podemos ser tão inocentes ao ponto de não conseguirmos entender isso. Mas, como isso tudo se transformaria em benefício a nós, otakus? Simples. O dinheiro em caixa dessas empresas, em sua grande parte, são geradas pela quantidade de assinantes que pagam as mensalidades para utilizar o serviço. Logo, perder assinantes significa perder dinheiro. Você acha mesmo que as duas empresas não farão o possível para  melhorarem constantemente suas plataformas, seus players, oferecendo o melhor catálogo de animes possível, por um preço mais acessível? O resultado disso será uma melhor qualidade de serviço, por um valor ainda considerado justo.

2 – Popularização através da dublagem

Assassination Classroom
© Assassination Classroom/Lerche

Um dos grandes fatores responsáveis pela popularização dos animes no Brasil é a dublagem. Sabe a fama que animes como: DBZ, Naruto e CDZ têm por aqui? Sem a dublagem essas séries não seriam tão famosas assim.

Talvez você tenha torcido o nariz ao ler isso, mas é um fato. E aqui entra um ponto muito interessante. A Funimation é conhecida pela quantidade de títulos dublados que costuma trazer em seu catálogo. Em suas redes sociais, por exemplo, houve a confirmação de que Tokyo Ghoul: Re será dublado. Acredito que hoje, os animes não tenham mais tanto espaço na tv aberta, por vários motivos citados aqui e aqui, mas com a chegada do novo serviço e seus principais títulos com opção de áudio PT-BR, porque não acreditar que essa realidade possa ser modificada? Mesmo eu, que tenho o entendimento de que o presente e o futuro dos animes está na Internet e no streaming, acredito que a chegada do serviço, possa sim, ser um facilitador e um divisor de águas quanto a isso.

O que precisamos ter em mente é que ver obras, na língua nativa de quem assiste, despertou e despertará o interesse de uma galera que não costuma acompanhar animes independente de onde eles sejam disponibilizados (Tv ou Internet). Sonho com uma segunda “boom” dos animes no Brasil e isso depende, e muito, da quantidade e qualidade, tanto dos títulos que serão dublados, quanto dos profissionais e estúdios de dublagem.

3- Contribuição direta a indústria de animes.

Shingeki no Kyojin
© Shingeki no Kyojin/Wit Studio

Os sites de downloads tem uma enorme importância na popularização dos animes no país. Isso se dá pelo fato de que sequer 1% do que era produzido no Japão, chegava a nossas mãos por meios legais. Não há o que discutir quanto a isso. Porém, começamos e continuaremos a vivenciar uma nova fase dentro da indústria. A diversificação e democratização de plataformas online, por um preço acessível, trazem questionamentos a serem feitos e respondidos. Com a chegada de mais um desses serviços legalizados, precisamos repensar à maneira de consumo.

Sabe aquele anime que você até hoje espera ser renovado, mesmo que apenas um fio de esperança se mantenha aceso? Pois bem, muito provavelmente, esse anime nunca viu novamente a luz do dia, por questões financeiras. Seja por baixa audiência, ou por um alto custo de produção que não consegue se pagar. Os dois fatores levam a apenas um resultado: dinheiro.

Aqui entra o principal ponto desse tópico. Sua assinatura a serviços licenciados, como Crunchyroll e Funimation, contribui diretamente no balanço financeiros dos estúdios e empresas televisivas, responsáveis pela criação, divulgação e transmissão destas séries.

O consumo de animes, por meios ilegais, por assim dizer, pesam contra o crescimento da indústria de entretenimento japonesa e consequentemente, afetam os animes que chegam a nosso país de forma legal. Em sumo, 90% dos animes lançados por temporada, estarão disponíveis e licenciados no Brasil, alguns deles dublados, contribuindo na iniciativa da criação de um mercado ainda mais consolidado no país, fazendo com que sejamos visto com outros olhos pelas empresas de distribuição, criação, entre outras. Imagine então, pensarmos que isso afeta diretamente na possibilidade de termos grandes nomes da indústria, apoiando e lançando eventos no nosso país. Com empresas de renome internacional, a facilidade em termos eventos de maior porte se torna maior (mesmo que ainda seja difícil, por diversos motivos). Porém, se estes serviços não tiverem o acesso desejado, a pirataria acaba contribuindo negativamente nesse quesito, dessa maneira, tudo isso não passará de apenas um sonho.

4 – Oportunidade de profissionalização da imprensa otaku

Boku no Hero
© Boku no Hero/Bones

­­­Infelizmente, esse é um ponto bastante delicado de se tocar, principalmente, porque envolve egos. E quando se toca em egos com feridas abertas, alguém sempre costuma se machucar e gritar mais alto do que o outro. Entretanto, é necessário fazermos essa reflexão, tanto na posição de leitor, quanto a de quem escreve e faz parte da “imprensa otaku”. Precisamos pensar e refletir sobre diversos pontos, como: que tipo de engajamento, influência e conteúdo queremos levar a nossa comunidade? Que tipo de imprensa, você, leitor, deseja ter?

Eu entendo que 90% dos portais do meio, fazem tudo por paixão, sem receber um real pelo conteúdo criado. Mas, se o trabalho não for levado a sério, feito de maneira profissional, quando, existirá uma real valorização destes? Profissionalismo, ética e bom senso precisam ser o pilar na construção de textos, principalmente os de opinião, como esse que você lê. Elogios e críticas a animes, mangás, estúdios, serviços de streaming, são naturais no nosso trabalho, mas até nisso é necessário basearmos tudo que for dito no respeito e bom senso. É preciso saber como criticar e como elogiar.

Acho triste quando portais otakus de boa relevância destilam ódio, ferem o bom senso ou pouco buscam trazer um conteúdo mais sério, informativo e de melhor qualidade. É notória a carência que ainda existe no meio. Sinto falta de uma imprensa que consiga olhar dentro do olho da comunidade e entender suas reais necessidades. E quando falo isso, estou me incluindo. Preciso me reciclar e estudar constantemente, seja sobre os temas que quero falar; sobre como escrever melhor; sobre como fazer minhas opiniões serem entendidas sem dificuldades, atraindo você leitor e outros… É necessário entender que portais, youtubers, redatores e etc., são/somos formadores de opinião e temos responsabilidade sobre aquilo que falamos.

5- Conclusão

Steins;Gate
© Steins;Gate/White Fox

Espero que você tenha entendido e compreendido todos os pontos levantados no texto. Sei que abordei alguns pontos que poderão ser discordantes de alguns pensamentos que você tenha, mas acredito que concordar ou discordar é parte natural desse processo e só temos a ganhar com discussões maduras que enriqueçam nosso meio. Sonho em ver uma comunidade forte e unida no propósito de expandir o amor que temos pelos animes para o maior número de pessoas possível. Acredito que a Funimation contribuirá e muito nessa perspectiva. Ansiosos??

Quero saber a sua opinião. Escreve aqui nos comentários !! Grande abraço e até a próxima !!

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

19
Deixe um comentário

avatar
11 Comment threads
9 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
11 Comment authors
Marcos BretaDaniel OrienCharles Minoru YamagishiPEDRO YAGO SOUSA BARRETORenan Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Gabriel Sodré
Visitante
Gabriel Sodré

Finalmente… Sempre achei o animes liberados na temporada da Funimation melhor que o da Crunchyroll.

José Ferreira
Visitante
José Ferreira

Concordo com tudo que foi dito no post e acredito que com a chegada da Funimation no Brasil vai melhorar muito e crescer bastante a comunidade otaku gerando uma produção maior e com mais qualidade nos animes. Espero ansioso para a chegada da Funimation

José Ferreira
Visitante
José Ferreira

Ah e uma pergunta vcs acham que no futuro teria alguma chance do Crunchyroll e da Funimation fazerem uma parceria????(Acho que seria muito interessante se eles fizessem isso, pois aí eles juntos poderiam financiar vários animes que toda a comunidade quer ver)

Ana
Membro

eles já tinham antes uma parceria nos EUA mas foi desfeita faz pouco tempo

Fernando
Visitante
Fernando

Ter mais concorrência é algo óbvio que é melhor para os clientes. Um exemplo? Onde eu moro tinha internet de 5mb por 200 reais mensais com um serviço ruim onde as vezes eu ficava dias sem. Depois apareceu outra empresa oferecendo 100mb por 140 reais. Então eu e o resto do pessoal mudamos para essa empresa nova que tem um serviço muito melhor inclusive. Resultado? A empresa de antes se viu obrigada a melhorar e agora oferece 200mb por 120 reais, mas só fez isso após perder MUITOS clientes, se não tivesse essa empresa nova, ainda estaríamos com 5mb pelo… Read more »

Rose pinheiro
Visitante
Rose pinheiro

Cimo sempre um texto de excelente qualidade que seja muito bem vindo funimatom e viva a concorencia

Anduin
Visitante
Anduin

excelente post, ótimos argumentos. concordo com tudo que foi dito, e ainda acrescento que SÓ ASSIM teremos um grande catálogo de animes LICENCIADOS no brasil.

trackback

[…] Fonte […]

Renan
Visitante
Renan

Isso ae viva a concorrência

PEDRO YAGO SOUSA BARRETO
Visitante
PEDRO YAGO SOUSA BARRETO

Funimation ? A mão da censura chega a tremer.

Charles Minoru Yamagishi
Visitante

Concordo completamente com o texto, enfatizando q dublagem populariza muito mais os animes e abre as portas pra pessoas consumirem animes legendados.

Marcos Breta
Visitante
Marcos Breta

Não acredito em muita melhora nos serviços por conta da chegada da Funi, o mais provável é a Funi manter os mesmos problemas da CR aqui no Brasil, concorrência só com o catálago. A administração da Sony não é confiável, por erros de gestão o canal Animax foi um fracasso no BR e o Crackle foi descontinuado. Eles precisam apresentar dublagens de qualidade senão o público foge, também precisam vencer as desconfianças que parte significativa do público alvo tem deles, eu por exemplo. Não comemoro a chegada da Funi ao BR como fiz com o Animax, vou esperar para ver.