Review: Warau Salesman New O misterioso vendedor que é bem rígido quanto aos acordos.

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
©Shin-Ei Animation

Entre alegrias e tristezas, as dúvidas e as certezas acabam sendo responsáveis pela maioria dos erros que cometemos. Justamente porque a vida é uma conta matemática gigante, onde cada detalhe possui a sua importância…

Warau Salesman New – Ficha Técnica

Nome Alternativo: The Laughing Salesman
Gênero: Comédia , Drama , Seinen
Estúdio: Shin-Ei Animation
Baseado em: Mangá
Número de Episódios: 12
Estreia: 2017

SINOPSE

Cada episódio segue Fukuzou Moguro, um vendedor ambulante que está sempre “ajudando” seus clientes. Moguro lida com pedidos que os outros fazem do fundo do coração, e uma vez que seus desejos não saudáveis são cumpridos, os clientes de Moguro são muitas vezes deixados com terríveis consequências, especialmente se eles quebram as regras impostas pelo vendedor sorridente.

©Shin-Ei Animation

POR QUE GOSTEI?

O protagonista de Warau Salesman New observa as pessoas, e no momento certo, se aproxima, e oferece seus serviços que sempre são úteis aos clientes. Moguro, porém, adverte as pessoas para que sigam suas regras, e após isso, acabamos torcendo para eles realmente seguirem. Entretanto, nós humanos somos ambiciosos, queremos sempre ter mais e mais, no anime não é diferente e isso gera muito prejuízos para as pessoas que só queriam realizar seus desejos.

©Shin-Ei Animation

O anime em si prende o telespectador, que acaba imaginando qual será a consequência do trato. Embora o anime tenha mais de 20 minutos, os episódios acabam nos mostrando dois casos, isso reformula a conceito com que estamos acostumados.

Além do mais, durante todo o anime fica a dúvida sobre qual é a verdadeira história do vendedor. Ele é humano? O fato é que acabamos deixando isso de lado em alguns momentos para imitar os trejeitos do personagem, como o célebre som que ele emite após “castigar” o cliente por não ter seguido o acordo.

O QUE NÃO GOSTEI?

A animação e os desenhos não são um bom atrativo na obra. Confesso que quando comecei a acompanhar até pensei em parar de assisti-lo. Todavia, os demais elementos acabaram me fascinando e logo acostumei-me à forma como as personagens são desenhadas. E esse character designer acaba funcionando muito bem dentro do clima de humor negro da história.

©Shin-Ei Animation

O formato nunca muda. Não há exceções a fórmula. Todo episódio será jogado da mesma forma a cada momento. Você nunca terá pistas sobre um enredo subjacente sobre as razões pelo qual o Moguro está fazendo isso, uma trama de histórias de clientes que sempre se repetirá. Até mesmo porque é um mangá dos anos 60 que foi transportado cinco décadas para o futuro, escrito com a mesma sensibilidade que um trabalho de sua era poderia ter.

Em certo ponto, as histórias ficam um pouco doloridas. E isso se torna um pouco cruel em alguns casos já que algumas pessoas são punidas quando eles não fizeram nada de errado. No mais, faltou também um pouco de brilho no final.

MELHORES MOMENTOS

Atenção leitor! Este trecho contém spoilers do enredo da obra. Caso não queira ser afetado, pule para o tópico “Conclusão”. 

Os melhores momentos ficam por conta das punições que recaem sobre os clientes. Sempre é algo criativo e que nos faz pensar sobre as consequências de nossos atos.

Os traços do Moguro (embora simples) criam um tom mais sombrio quanto a sua forma misteriosa. Ele sempre exibe um grande sorriso, por isso o nome ‘vendedor sorridente’, e sempre se mostra altruísta, já que não cobra por seus serviços e sempre alerta seus clientes.

©Shin-Ei Animation

O tema de abertura é muito cativante e acaba sendo um bom momento do anime. A animação minimalista transmite um mundo deprimente onde toda a individualidade foi perdida. As pessoas são “embaladas” e entregues pelos trens apenas para trabalhar, tudo se relaciona às engrenagens, e a única maneira pela qual as pessoas podem se sentir vivas é a bebida e o sexo. É uma abertura muito ótima e dá um tom melhor do que qualquer descrição provavelmente poderia.

CONCLUSÃO

Moguro é um personagem bem misterioso. Ele nunca parece se importar, se é mais uma boa pessoa ou mais uma pessoa má. Se ele te aborda e você lhe dá atenção, acabará com um grande sofrimento. Ele é uma encarnação viva de alguém que parece bom, mas acaba perturbando a vítima em suas fantasias mais profundas.

É bom quando ele faz isso com as pessoas que realmente merecem. Mas, em seguida, há pessoas que se machucam apenas por associação. Há pessoas que não fizeram nada para merecer o castigo. Vendo como o show parecia tentar ensinar o espectador, ele deveria ter um senso mais claro de justiça.

Mesmo com vários pontos que podem atrapalhar a história, vale a pena assistir, pelo menos o primeiro episódio e tirar suas próprias conclusões.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.